Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

VW avança na pintura em Taubaté

Publicado em 25/10/2012

Primeira etapa das instalações foi inaugurada pelo CEO Winterkorn

A Volkswagen do Brasil inaugurou na segunda-feira, 22, as novas instalações de pintura da fábrica de Taubaté com a presença do presidente do grupo, Martin Winterkorn, do presidente da Volkswagen do Brasil, Thomas Schmall, e uma centena de executivos e colaboradores. A cerimônia marcou o início da operação em KTL, que corresponde à aplicação da primeira camada de tinta. A operação em larga escala começará em fevereiro de 2013. A iniciativa recebeu investimento de R$ 427,8 milhões e traz novos padrões de tecnologia e proteção ambiental, tornando-se referência na indústria automobilística brasileira.

A nova unidade de pintura, à base de água, dará novo fôlego à planta de Taubaté, que está sendo preparada para a produção do compacto Up! a partir de 2014. Já tiveram início as mudanças necessárias nas linhas de montagem, com foco na manufatura e acabamento.

Schmall garante que a nova instalação em Taubaté conta com a mais alta tecnologia mundial em equipamentos. As inovações tornam o processo produtivo ecológico, permitindo reduções de 30% no consumo de energia e de 20% no consumo de água por veículo produzido, em comparação com processos de pintura convencionais. A fábrica elevará aumentará a capacidade produtiva de 1 mil veículos/dia para 1,3 mil, com utilização plena das linhas que produzem os novos Gol e o Voyage.

Segundo a Volkswagen, o novo processo utilizará 110 robôs, tornando a pintura interna e externa dos veículos 100% automatizada. A nova tecnologia permite eliminar a camada de primer do processo. Os robôs fazem medição a laser, sem tocar na carroceria, para garantir a espessura da camada final aplicada. A tecnologia também oferece ganho ambiental, pois se elimina a energia necessária a uma etapa de secagem referente ao primer.

A fabricante destaca como tecnologia inédita na América do Sul o transportador de carrocerias usado nas fases iniciais da pintura, que permite giro de 360 graus das carrocerias dentro dos banhos do processo eletrolítico (KTL). O procedimento elimina eventuais bolhas de ar e melhora substancialmente a eficácia da proteção anticorrosiva e a os padrões de qualidade. Outra inovação é a limpeza externa da carroceria antes da aplicação do esmalte realizada por robôs, que operam com escovas eletrostáticas, garantindo a qualidade da camada final.

Houve também uma preocupação ecológica, com emprego de tinta totalmente à base d'água. Aliada a equipamentos e processos de alto rendimento e baixo consumo energético, essa tecnologia permite uso mínimo de solventes, limitado somente ao verniz de acabamento, e de gás natural em sua operação.

Fonte: Automotive Business

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube