Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Carros podem elevar reciclagem de alumínio

Publicado em 16/10/2012

Considerado exemplo mundial na reciclagem de alumínio, o Brasil busca novas fontes do material para expandir a produção.

Hoje, a maior parte do alumínio reciclado vem das latinhas de bebida (97,6% voltam à indústria), mas apenas 36% do material consumido no mercado interno é reciclado.
O setor se articula para que outros produtos, como equipamentos eletrônicos, carros e resíduos da construção civil, também entrem na cadeia de reciclagem e ajudem a aumentar a produção.

"A latinha é a vedete do setor. Mas a gente pode buscar mais fontes de suprimento", diz Carlos Roberto de Morais, coordenador da comissão de reciclagem da Associação Brasileira do Alumínio (Abal).

Como exemplo, ele cita os componentes de carros -um automóvel padrão feito no Brasil só tem 45 kg de alumínio. No exterior, a quantidade é três vezes maior.
Na Europa, a reciclagem desses componentes já é feita com sucesso. Para Morais, é "questão de tempo" até que a tecnologia chegue ao país.

"Isso tende a aumentar, até pela pressão ambiental", diz. O alumínio pesa menos que o aço e contribui para economia de combustível e redução de gases poluentes.
Embalagens como tampas de iogurte e cartelas de remédios, que contêm alumínio em sua composição, também podem entrar na cadeia.

"O grande desafio é ter tecnologia para separar esses materiais", afirma John Gardner, diretor da Novelis - maior recicladora de alumínio do país e com investimentos em andamento para aumentar em 50% a produção.

A Abal trabalha também para que as embalagens que levam alumínio sejam desenhadas, logo no início da produção industrial, de forma a promover a reciclagem. "Embalagens com um único componente, por exemplo, são mais fáceis de serem recicladas", afirma Morais.

Fonte: Estelita Hass Carazzai, Folha de S. Paulo

Deixe seu coment�rio

Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube