Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Projeto do Grupo Valorização de Resíduos é apresentado para atores do setor Agroalimentar

Publicado em 31/10/2017

Este é o terceiro projeto relacionado a temática realizado pelo Grupo de Articulação

Fruto das discussões do Grupo de Articulação – Valorização de Resíduos, o projeto “Levantamento de dados sobre subprodutos das indústrias agroalimentares do estado do Paraná” foi apresentado pela acadêmica de Engenharia de Alimentos da PUCPR, Thainá de Castro, em dois eventos de outubro deste ano.

clique para ampliarclique para ampliarApresentação pôster XIV ERSCTA (Foto: Observatorios Sistema Fiep/PUCPR)

O Trabalho foi exposto em pôster no XIV Encontro Regional Sul de Ciência e Tecnologia de Alimentos - ERSCTA na categoria de Resíduo Agroindustrial e Meio Ambiente. O evento aconteceu na PUC PR em Curitiba entre os dias 9 e 11 de Outubro e contou com a presença de diversos pesquisadores, profissionais da área e empresas do setor agroalimentar.

Os resultados do projeto também foram mostrados em apresentação oral no XXV SEMIC – Seminário de Iniciação Científica PUCPR em 26 de Outubro, na mesma instituição.

O levantamento teve como objetivo identificar a quantidade e tipificação dos resíduos/subprodutos gerados pelas indústrias, as principais iniciativas no tema e eventuais dificuldades. A pesquisa foi viabilizada pelo Projeto de Iniciação Científica no curso de Engenharia de Alimentos da PUCPR, através do Projeto de origem “Estudo do processamento e da aplicação de resíduos agroindustriais em produtos alimentícios” sob coordenação da Profª Dra. Diana Fachin.

O levantamento de dados iniciou com o envio do questionário para 808 empresas e desse total obteve-se 40 respondentes, que foram separados por Mesorregião do Estado, segundo o IBGE.  Dos questionários recebidos, 40% correspondem a pequenas empresas, 25% microempresas, 22% a médias empresas e apenas 5% a grandes empresas.

Das empresas respondentes 62,5% possuem interesse na valorização de resíduos e apenas 20% demonstram ter conhecimento sobre pesquisas na área de valorização de resíduos.  Além de tipificar e quantificar, a pesquisa preocupou-se em saber qual a dificuldade para a implantação da valorização dos subprodutos/resíduos, a fim de entender a realidade enfrentada pelas empresas consultadas.

A principal dificuldade, apontada por 52,5% das empresas, foi a falta de conhecimento sobre métodos de valorização/aproveitamento de resíduos/subprodutos. Outra dificuldade relevante foi a falta de conhecimento sobre linhas de crédito, assim como a falta de conhecimento da existência de editais de fomento disponíveis para o auxilio das empresas interessadas na valorização.

Histórico

Este é o terceiro projeto relacionado a temática realizado pelo Grupo de Articulação – Valorização de Resíduos.

O “Levantamento de dados sobre subprodutos das indústrias agroalimentares de Curitiba e Região Metropolitana” foi o primeiro projeto realizado entre agosto de 2014 e 2015.

Constatando-se que uma maior investigação e análise, a partir dos dados coletados neste levantamento, era necessária para proposição de melhorias e adequações aos processos e produtos das empresas respondentes, um novo Projeto foi iniciado de a partir de Agosto de 2015.

Intitulado “Estudo das opções de processamento de resíduos e subprodutos das indústrias agroalimentares de Curitiba e Região Metropolitana”, teve como objetivo elaborar opções de processamento dos resíduos e subprodutos de agroindústrias de Curitiba e Região Metropolitana e foi finalizado em agosto de 2016.

clique para ampliarclique para ampliarApresentação oral  XXV SEMIC PUCPR (Foto: PUCPR)

O terceiro passo do Grupo (2016/2017) foi, justamente, a extensão do Levantamento a todas empresas do Paraná.

Articulação da Rota Agroalimentar

Os grupos de trabalho juntamente com a Equipe técnica dos Observatórios Sistema Fiep promoveram diversas ações estratégicas para concretizar as visões de futuro propostas no Roadmapping Indústria Agroalimentar Paranaense 2015

Veja mais informações neste post: Retrospectiva 2016 - Articulação da Indústria Agroalimentar

Roadmap Agroalimentar 2031

Em 2016, com o fim do primeiro ciclo de prospectiva, foi realizado um novo processo de identificação de Setores Portadores de Futuro, para o qual será necessário rever as Rotas Estratégicas existentes e construir Rotas para novos segmentos e áreas promissores.

O setor Agroalimentar, estratégico para o Paraná, é um dos segmentos de atividade econômica contemplado no novo ciclo de prospectiva.

Os primeiros passos já foram dados (mais informações podem ser obtidas neste link) e em continuidade ao processo de construção coletiva do Roadmap Agroalimentar 2031 os atores do Setor estão sendo convidados a participar dos Painéis de Especialistas (o II será realizado em 08 de Novembro).

Vale ressaltar que os trabalhos desenvolvidos pelos Observatórios Sistema Fiep são embasados na metodologia de prospectiva estratégica que preconiza a construção coletiva do futuro desejado.

Desta forma, é essencial que para o sucesso dos trabalhos os diversos segmentos da sociedade (academia, indústria, associações de classe, governo, terceiro setor, etc.) estejam envolvidos para garantir que todos os interesses sejam abarcados nos resultados esperados.

Pesquisadores, empresas e instituições interessadas em colaborar neste processo podem entrar em contato com a equipe:

E-mail:  observatorios.rota.agroalimentar@fiepr.org.br 

Telefone: 41 32717441

Fonte: Observatórios Sistema Fiep

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube