Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Retrospectiva 2016 - Articulação da Indústria Agroalimentar

Publicado em 18/12/2016

Recorde os momentos mais importantes deste ano! Participe também dos Grupos de Trabalho!

Durante o ano de 2016 os grupos de trabalho juntamente com a Equipe técnica dos Observatórios Sistema Fiep promoveram diversas ações estratégicas para concretizar as visões de futuro propostas no Roadmapping Indústria Agroalimentar Paranaense.

Confira aqui as principais ações:

O Grupo de Articulação que discute ações relacionadas a duas visões de futuro: Internacionalização e Imagem da Marca para Indústrias Agroalimentares Paranaenses tinha como um de seus objetivos a criação de um selo que certifique a qualidade dos produtos agroalimentares do Paraná.

clique para ampliarCerimônia de entrega do Selo Alimentos do Paraná 2016 (Foto: Observatorios)

As interações e discussões ocorridas nos Encontros do Grupo, possibilitaram a parceria da Fiep no Programa Selo Alimentos do Paraná, iniciativa do Sebrae PR.

Desde esse ano (2016) passaram a integrar o comitê gestor as instituições: Federação do Comércio, Bens e Serviços (Fecomércio), Associação Paranaense de Supermercados (Apras) e Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), além do Sistema Fiep (desde 2014), tendo o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) como avaliador.

O ano de 2016 finda com 80 empresas certificadas com o “Selo” e 150 empresas em processo de certificação. A cerimônia da premiação de novas 43 empresas que participaram do Programa ocorreu em abril e no decorrer deste ano houveram diversas ações de prospecção mercado para as empresas participantes. Podendo-se destacar a participação na Fispal Food Service 2016, no 26º Encontro Nacional da Abrasel em Curitiba e as Rodadas de Negócio que aconteceram em 6 regiões do Estado do Paraná.

Neste ano, também, o Selo foi estendido à Feiras Livres, em parceria com a Prefeitura de Curitiba e a partir do ano que vem poderá ser aplicado em Confeitarias e Panificadoras.

Veja também: Programa Selo Alimentos do Paraná terá edição voltada a feirantes de Curitiba

Parte dessas empresas são participantes ativas dos Grupos de Articulação da Rota Agroalimentar.

clique para ampliarA cerimônia que contou falas do Secretário Municipal de Abastecimento, Marcelo Franco Munaretto; do Superintendente do MAPA, Guilherme Biron Burgardt e da Fiscal Agropecuário Vera Ferreira; do Presidente da ASCEME, Mario Shiguemitu Yamasaki; do Diretor Presidente do CPRA, João Carlos Zandoná e do r (Foto: Observatorios)

 Para divulgar a importância da produção e do consumo de produtos orgânicos, aconteceu em Curitiba a Semana Nacional dos Orgânicos, entre os dias 31 de Maio e 5 de Junho. A iniciativa é proposta pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e as atividades ocorreram no Mercado Municipal de Curitiba – setor de Orgânicos, nas Feiras Orgânicas da cidade e em propriedades da Região Metropolitana.

 Marco importante foi o lançamento do Projeto Mais Orgânico, iniciativa do Grupo de Articulação - Referência em produtos orgânicos que visa a Interação institucional para fortalecer iniciativas de desenvolvimento da cadeia produtiva e consumidora de produtos orgânicos (Veja aqui o Flyer do Projeto)

Este Grupo de Articulação colaborou na organização do evento, juntamente com as demais instituições parceiras.

clique para ampliar6º Mini Fórum - Alimentos Funcionais e para Fins Especiais (Foto: Observatorios)

Em 28 de Outubro a PUC PR voltou a sediar o 6º Mini Fórum - Alimentos Funcionais e para Fins Especiais.

Foram mais de 250 participantes, dentre empresários, pesquisadores, especialistas que atuam nas áreas de alimentos funcionais e para fins especiais bem como estudantes de graduação e pós-graduação de cursos da área de alimentos, farmácia, nutrição, biotecnologia e afins.

Veja também: 6º Mini Fórum - Alimentos Funcionais e para Fins Especiais é sucesso em Curitiba

Iniciativa do Grupo de Articulação que atende a visão de futuro que aponta o Paraná como Referência no Desenvolvimento de Produtos Funcionais os “Mini Fóruns” são realizados com apoio de importantes instituições, reunindo palestrantes de renome na área e aproximando o núcleo empresarial e os pesquisadores. A 6ª Edição do evento teve como instituição âncora a PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e as demais instituições que integram o grupo de trabalho. 

clique para ampliarKrizia Andrade, acadêmica do Curso de Engenharia de Alimentos, no SEMIC 2016 (Foto: PUCPR)

Fruto das discussões do Grupo de Articulação – Valorização de Resíduos, o projeto “Estudo das opções de processamento de resíduos e subprodutos das indústrias agroalimentares de Curitiba e Região Metropolitana” foi realizado entre Agosto de 2015 e Agosto de 2016.

Este projeto teve como objetivo elaborar opções de processamento dos resíduos e subprodutos de agroindústrias de Curitiba e Região Metropolitana, a partir do Levantamento realizado no ano anterior com estas empresas.

A pesquisa foi viabilizada pelo Projeto de Iniciação Científica no curso de Engenharia de Alimentos da PUCPR. Os resultados deste Projeto foram apresentados no XXIV SEMIC – Seminário de Iniciação Científica PUCPR em Outubro. 

O terceiro passo do Grupo (2016/2017) é a extensão do Levantamento a todas empresas do Paraná. Intitulado “Levantamento de dados sobre subprodutos das indústrias agroalimentares do estado do Paraná”, o novo projeto tem como objetivo identificar a quantidade e tipificação dos resíduos/subprodutos gerados pelas indústrias, as principais iniciativas no tema e eventuais dificuldades e terá duração de um ano.

O Grupo de Trabalho Valor Agregado aos Produtos da Indústria Agroalimentar Paranaense elaborou um instrumento de pesquisa para identificar quais são as necessidades da indústria de Alimentos e Bebidas do Paraná para a realização de inovações de produto/processo. Atualmente o Projeto está em fase de captação das respostas dos empresários.

O grupo entende que este segmento se encontra em uma posição em que a diferenciação de seus produtos passa a ser fundamental para melhoria da competitividade. 

O Grupo de Articulação - Rodada Tecnológica em Alimentos incentiva e aguarda parcerias como as que ocorreram com a Heide Extratos Vegetais e a UniBrasil durante o ano de 2016.

Veja aqui: Empresa paranaense firma cooperação com universidade por meio da Rodada Tecnológica em Alimentos

A equipe técnica dos Observatórios Sistema Fiep também esteve presente monitorando eventos importantes para Indústria Agroalimentar dentre eles: Dia de Campo do GT - Valor Econômico do Resíduo da Indústria Animal; Anutec Brazil 2016; Mercosuper 2016; Cerimônia de Entrega – Selo Alimentos do PR; Semana Nacional dos Orgânicos; 6ª EXPO Sem Glúten; I Simpósio Nacional de Feiras Livres; Painel Rotas Estratégicas da Indústria Alimentar 2025 - FIEC; Encontro Organis; Missão Internacional com Suécia.

Estes Grupos de Trabalho vêm discutindo ações importantes para o ano de 2017! Continue acompanhando este  Blog Setorial  e participe você também da Articulação da Rota Agroalimentar!

Consulte a Agenda 2017 e maiores informações via e-mail: observatorios.rota.agroalimentar@fiepr.org.br 

Fonte: Observatórios Sistema Fiep

 

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube