Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

Ital lança portal de conteúdo sobre alimentos processados

Publicado em 13/01/2017

O website conta com explicações pautadas na ciência e na tecnologia de alimentos sobre diversos mitos associados aos produtos industrializados

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, por meio do Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital) lançou uma nova plataforma científica (www.alimentosprocessados.com.br) que servirá como base de informações sobre ciência e tecnologia de alimentos processados. O evento aconteceu em novembro no auditório da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp).

“Este portal é muito importante porque hoje circulam na sociedade diversos mitos relacionados ao consumo de alimentos processados, sem a devida comprovação científica. E esses mitos influenciam as decisões da população, fazendo com que o consumidor perca a oportunidade de ingerir comidas seguras e nutritivas”, ressalta Luis Madi, diretor geral do ITAL. Segundo ele, agora, por meio desse website, é possível encontrar explicações pautadas na ciência e na tecnologia de alimentos sobre diversos mitos associados aos produtos industrializados.

Todo o conteúdo foi elaborado pela Plataforma de Inovação Tecnológica do ITAL e por um comitê técnico-científico formado por pesquisadores, professores e profissionais do setor. Fazem parte deste grupo profissionais de instituições como a Associação Brasileira de Editores Científicos (ABEC); Associação Brasileira das Indústrias de Alimentação (ABIA); Associação Brasileira de Nutrologia (ABRAN); Faculdade de Engenharia de Alimentos e Agrícola (FEA/UNICAMP); Faculdade de Ciências Farmacêuticas da USP, ILSI BRASIL; entre outros.

Luis Madi, coordenou o painel com os especialistas sobre o tema e apresentou outras iniciativas que o setor está desenvolvendo com o objetivo de fornecer informações confiáveis ao consumidor. Para Madi, “este é um instrumento gratuito que será disponibilizado à sociedade e busca oferecer conhecimento sobre os alimentos processados”.

A Plataforma de Inovação Tecnológica é uma estrutura que tem como objetivo estreitar o relacionamento com os stakeholders do setor de alimentos, bebidas e embalagens, para conhecer melhor as necessidades do mercado e identificar áreas estratégicas para a inovação tecnológica e para o desenvolvimento do setor.

O secretário Arnaldo Jardim lembrou que a saudabilidade e a segurança dos alimentos formam uma das principais linhas de atuação da Secretaria. 

Raul Amaral Rego, coordenador Técnico da Plataforma de Inovação Tecnológica do  ITAL,  explicou que a iniciativa do projeto já começou há algum tempo e a plataforma se trata de uma extensão da ação que busca oferecer informações concretas ao consumidor. "Trata-se de um projeto que já começou faz algum tempo e aborda mais conteúdo sobre a história dos processados, para passar uma informação  mais concreta para a sociedade. O foco principal mostrar ao consumidor, em forma de serviço, o que é realmente um processado para que possam analisar por si só o que é correto para ela ou não", explica.

Assista a entrevista publicada pelo canal TV Gessulli na íntegra:

 

6º Mini Fórum – Alimentos Funcionais e Para Fins Especiais

O evento aconteceu em Outubro de 2016 na PUC PR. Na palestra de abertura “Importância da industrialização de alimentos – Quebra de Paradigma”, ministrada por Marcelo Cristianini – NEPA/Unicamp, os presentes puderam acompanhar os fatores relacionados a evolução e aumento da demanda de alimentos no Mundo e os principais desafios da indústria de alimentos para conseguir cumpri-la.  Também puderam conhecer os mitos relacionados ao processo de industrialização de alimentos e a visão dos consumidores relacionada as grandes mídias. (Baixe aqui o conteúdo da palestra) 

clique para ampliarEvento aconteceu na PUCPR com a participação de 250 representantes de diversas instituições da área (Foto: Observatorios)

Foram mais de 250 participantes, dentre empresários, pesquisadores, especialistas que atuam nas áreas de alimentos funcionais e para fins especiais bem como estudantes de graduação e pós-graduação de cursos da área de alimentos, farmácia, nutrição, biotecnologia e afins.

Veja também: 6º Mini Fórum - Alimentos Funcionais e para Fins Especiais é sucesso em Curitiba

Iniciativa do Grupo de Articulação que atende a visão de futuro que aponta o Paraná como Referência no Desenvolvimento de Produtos Funcionais os “Mini Fóruns” são realizados com apoio de importantes instituições, reunindo palestrantes de renome na área e aproximando o núcleo empresarial e os pesquisadores. A 6ª Edição do evento teve como instituição âncora a PUCPR (Pontifícia Universidade Católica do Paraná) e as demais instituições que integram o grupo de trabalho.

Fonte: Secretaria de Agricultura e Abastecimento de SP, Carnetec, Radar Industrial, Avicultura Industrial, Observatórios

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube