Blog

Observatórios

Acompanhe nas redes sociais:
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube
Enquete

O que achou do novo blog?

Cadastre-se

e receba nosso informativo

6º Mini Fórum - Alimentos Funcionais e para Fins Especiais é sucesso em Curitiba

Publicado em 10/11/2016

Evento aconteceu na PUCPR com a participação de diversas instituições da área

A PUC PR voltou a sediar esta que foi a 6ª Edição do evento, no dia 28 de Outubro. Com temas relacionados a alimentos funcionais e para fins especiais.

Foram mais de 250 participantes, dentre empresários, pesquisadores, especialistas que atuam nas áreas de alimentos funcionais e para fins especiais bem como estudantes de graduação e pós-graduação de cursos da área de alimentos, farmácia, nutrição, biotecnologia e afins.

clique para ampliarclique
            para ampliarPalestra Marcelo Cristianini (Foto: Observatorios)

Esse evento é uma iniciativa do Grupo de Trabalho (GT) que atende a visão de futuro que aponta o Paraná como Referência no Desenvolvimento de Produtos Funcionais e para Fins Especiais decorrente do Projeto de Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense – Setor Agroalimentar, juntamente com o Departamento de Engenharia de Alimentos da PUC PR.

Participaram da Equipe de apoio e organização geral do evento os alunos do centro acadêmico de Engenharia de Alimentos e os colaboradores da Usina Piloto do curso de Engenharia de Alimentos.

A abertura contou com a participação de Diana Fachin, coordenadora do Curso de Engenharia de Alimentos da PUC PR, representando a instituição âncora do Evento e a Professora Márcia Rapacci, representando o Grupo de Trabalho. Também de Carla Simão, representando a equipe dos Observatórios Sistema Fiep.

Durante a manhã os presentes puderam acompanhar os fatores relacionados a evolução e aumento da demanda de alimentos no Mundo e os principais desafios da indústria de alimentos para conseguir cumpri-la. Também conhecer os mitos relacionados ao processo de industrialização de alimentos e a visão dos consumidores relacionada as grandes mídias na palestra “Importância da industrialização de alimentos – Quebra de Paradigma” ministrada por Marcelo Cristianini – NEPA/Unicamp.

Os aspectos regulatórios relacionados a alimentos para fins especiais e a nova RDC 26 de rotulagem de alergênicos foram apresentados pela Sabrina Mendes, representante da Vigilância Sanitária de Alimentos – SMS/Curitiba. Os participantes puderam ouvir cases de sucesso, desafios da indústria no cumprimento e visualizar exemplos de irregularidades de produtos.

As atividades da manhã foram concluídas com a Nutróloga Isabela David e a nutricionista Gismari Bertoncello. As duas ministraram o tema Envelhecer com qualidade um desafio para Indústria de Alimentos.

A Dra Isabela abordou a temática Engenharia Aplicada ao tempo de vida saudável e a Medicina dos 5 Ps (Mais Preventiva, Mais Preditiva, Mais Personalizada, Mais Pró-Ativa, Mais Participativa), bem como os desafios da Indústria de alimentos nesse cenário. Complementando o tema, Gismari trouxe tendências de alimentos funcionais e saudáveis e um olhar do que o consumidor espera com a ingestão deste nicho de alimentos.

A programação da tarde foi iniciada com a representante da Tovani Benzaquen, Mariana Brandão, ministrando o tema “Soluções naturais e suas aplicações X Estilo de vida saudável” em que pode demonstrar os novos insumos que estão sendo utilizados no desenvolvimento de novos produtos, destacando as fibras, extratos naturais, proteínas vegetais e edulcorantes vegetais.

A programação do 6º Mini Fórum - Alimentos Funcionais e para Fins Especiais foi finalizada com o Painel “Desafios no desenvolvimento de Alimentos para Restrições Alimentares”.

Jacqueline Royer, sócia-proprietária e Engenheira de Alimentos responsável pelo P&D da Sabor Alternativo e Luciene Belzunces , sócia-proprietária da Beladri contaram em um bate-papo com os participantes a história de criação de suas empresas,   seus cases de empreendedorismo e os principais desafios encontrados no desenvolvimento de produtos para esse nicho específico de público.

A adesão ao Mini Fórum foi gratuita mediante a doação de 1Kg de alimento não perecível, o montante desses alimentos foram doados à Associação Beneficente Renascer de Curitiba.

Veja mais fotos do evento na Página do Facebook do Observatórios Sistema Fiep

clique para ampliarclique para ampliarGrupo de Trabalho e Equipe de Organização (Foto: Observatorios)

Articulação da Rota Agroalimentar

Fazem parte do Grupo de Articulação de Alimentos Funcionais para Fins Especiais, instituições e empresas como: Universidade Federal do Paraná (UFPR), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR), Universidade Estadual de Ponta Grossa (UEPG), Universidade Estadual de Maringá (UEM), Sistema FIEP por meio dos Observatórios Sistema Fiep, Universidade do Norte do Paraná (UENP), Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), Instituto Senai de Tecnologia em Alimentos e Refrigeração, ACELPAR (Associação dos Celíacos do Brasil - Paraná), Granotec/Granolab do Brasil, Embrapa, Qualinova, Cini Bebidas, Naturefibras, Quinta das Cerejeiras, Sesi Alimentação Saudável, dentre outras.

Além das instituições do Grupo de Articulação, o evento conta com o apoio das empresas: Sabor Alternativo, Beladri, Leão Alimentos, Braven Foods, Vitao Alimentos, Rom's Sauce, Tovani Benzaquen, Bel Pan, Quinoa Casa de Massas, Schar, Qualinova, Paty Araujo - Patisserie e Boulangerie e Jasmine Alimentos.

Acompanhe neste Blog Setorial mais notícias sobre os trabalhos da Articulação das Rotas Estratégicas para o Futuro da Indústria Paranaense – Roadmapping Indústria Agroalimentar

Consulte a Agenda dos Encontros de Articulação, que ocorrem na FIEP, em Curitiba.

Contato: observatorios.rota.agroalimentar@fiepr.org.br 

 

Fonte: Observatórios Sistema Fiep

Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090
Fone: 41 3271 7900
Fax: 41 3271 7647
observatorios@fiepr.org.br
  • Twitter
  • Facebook
  • Youtube