Objetivos do Milênio - 01/04/2009

UTFPR abre a série de encontros do Movimento Nós Podemos Paraná em Curitiba

Universitários participantes poderão ser certificados pelo programa de voluntários da ONU
clique para ampliar Em quatro anos, Círculos de Diálogo envolveram mais de 15 mil pessoas (Foto: Gilson Abreu)

Estão abertas as inscrições para a quarta edição dos Círculos de Diálogo em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). Este ano, o Movimento Nós Podemos Paraná e o Conselho Paranaense de Cidadania Empresarial do Sistema Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep) realizam, de abril a junho, 30 encontros em todas as regiões do Estado.

Ouça a reportagem em áudio

O primeiro será na Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), em Curitiba, dia 16 de abril. A agenda pode ser conferida no site www.nospodemosparana.org.br, onde também é possível fazer as inscrições.

Este ano, os trabalhos envolverão universitários de todo o Paraná, que poderão receber certificação da United Nations Volunteers Programme (UNV), programa de voluntários da Organização Nações Unidas - ONU, ao desenvolverem trabalhos de conclusão de curso, estágios supervisionados, projetos de extensão e todas as formas de atividades complementares que impliquem em projetos, práticos ou teóricos, que envolvam os Objetivos do Milênio. Os ODM são metas pactuadas pelo Brasil e por outros 190 países membros das Nações Unidas para melhorar indicadores sociais, ambientais e econômicos.

"A estratégia dos Círculos de Diálogo é buscar a interação entre a comunidade acadêmica e os atores sociais envolvidos com o desenvolvimento sustentável das suas localidades", afirma a coordenadora do Núcleo Executivo do CPCE, Carla Mocellin. Ela ressalta que a parceria com o UNV é uma ação de vanguarda que objetiva atingir os ODM e permitirá o reconhecimento do trabalho pela Organização das Nações Unidas.

Na avaliação da assessora de Relações Interinstitucionais da UTFPR, Sonia Ana Charchut Leszczynski, a comunidade acadêmica é essencial para o desenvolvimento de projetos. "O envolvimento das Instituições de Ensino Superior (IES) é fundamental para a disseminação e engajamento da comunidade para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio", diz.

O Movimento - Articulado pelo Sistema Fiep, o Movimento Nós Podemos Paraná trabalha desde 2006 para que o Estado antecipe o alcance dos Objetivos do Milênio para 2010, cinco anos antes do prazo estipulado pela ONU.

Até agora, o Movimento envolveu mais de 15 mil pessoas, em cerca de 250 municípios do Estado. Hoje são 19 Núcleos Regionais formados em todas as microrregiões, trabalhando com projetos e ações que visam o desenvolvimento local sustentável.

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692