Nós Podemos - 09/05/2017

Reunião do Núcleo ODS Litoral define ações com a Executiva Estadual

Foram elencadas estratégias de parcerias para adesão e mobilização em prol dos ODS no Litoral
clique para ampliarParticipantes da reunião na sede do Núcleo Regional de Saúde (Foto: João Souza)

No último dia 6 de abril, na regional de Saúde de Paranaguá, representantes da executiva do Núcleo ODS Paraná estiveram, em conjunto com instituições do litoral, conhecendo e planejando estratégias para adesão e mobilização em prol dos ODS. Na oportunidade os representantes da Secretaria Executiva e de Mobilização, respectivamente SANEPAR e Frente de Defesa dos ODS da ALEP puderem se inteirar das ações que acontecem no litoral.

Os representantes do núcleo ODS Litoral, dentre eles CARGIL, BRF, Regional de Saúde, ONG em defesa dos animais e a presença do Vereador de Paranaguá Thiago Kutz foram substanciais para novas sugestões que podem alavancar a sinergia das ações litorâneas com os ODS.

Para Murilo da Secretaria Executiva do Paraná “O Litoral tem uma especificidade e desafios que nos empolgam e devemos buscar uma dinâmica que responda principalmente com as questões de saúde e ambiental. Em especial sobre o ODS 14 (Conservar e promover o uso sustentável dos oceanos, mares e recursos marinhos para o desenvolvimento sustentável” destacou Murilo.

Para Adriana “É importante registrar nossa alegria em ver a mobilização do núcleo ODS Litoral e que a Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP) está à disposição, por meio da Comissão representada pela pessoa da Keli Guimarães, em nome da frente parlamentarem defesa dos ODS.

A diretora da Regional de Saúde Ilda Nagafuti reforça que ‘É importante reunir esforços que contribuam para melhoria dos indicadores do litoral”. Para Ilda é de igual importância: “Dar ênfase nas ações sobre temáticas como; perfil epidemiológico de cidades portuárias, áreas de preservação ambiental” e ainda registra “o desejo de realizar um grande evento no litoral sobre essas temáticas servindo de exemplo para gestão sustentável.

Para o Vereador Thiago “Serão feitos esforços para levar proposta e abrir espaços com a temática dos ODS na Câmara de Vereadores”

Representando o setor industrial, BRF e Cargil somam como instituições que encorajam ações sociais e sócio ambientais reforçando a atuação do investimento social privado em projetos que beneficiam centenas de famílias no litoral convergentes aos ODS.

Ao final da reunião foi proposta agenda de trabalho capaz de articular palestras e termos de adesões aos ODS marcada para o próximo dia 30 de maio, durante sessão plenária na Câmara de Vereadores de Paranaguá.

 

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692