Informação - 10/08/2016

ODS 16 é o tema da reunião do núcleo ODS de Curitiba e RMC.

Atividade aconteceu na sede do Tribunal de Contas do Estado. A próxima reunião será no dia 13 de setembro, na FAE.

O núcleo ODS de Curitiba e RMC do Movimento Nós Podemos Paraná realizou ontem (9) a reunião mensal, na sede do Tribunal do Contas do Estado (TCE), com a participação de 38 pessoas. Anterior a reunião, aconteceu a assinatura do termo de adesão aos ODS pela Assembleia Legislativa do Paraná.

Durante a reunião, aconteceram duas palestras sobre o ODS 16 – Promover sociedades pacíficas e inclusivas para o desenvolvimento sustentável, proporcionar o acesso à justiça para todos e construir instituições eficazes, responsáveis e inclusivas para todos.

A primeira palestra foi com o vice-presidente do Observatório Social do Brasil (OSB) Everaldo Bonsenhor. Ele ressaltou a importância do trabalho do Observatório na fiscalização das licitações municipais. O OSB atua em 110 municípios brasileiros, em 19 estados. No Paraná, está presente em 36 municípios.

“Nos últimos quatro anos, a economia gerada com a fiscalização nas licitações nos municípios de atuação foi de R$ 1,5 bilhões”, destacou Bonsenhor.

Além desta fiscalização, o OSB possui um sistema de cadastro do empresas que são avisadas dos processos de licitação. Segundo Bonsenhor, isso possibilita um número duas vezes maior de empresas participando das licitações, favorecendo assim a livre concorrência e execução do menor preço.

A segunda palestra foi a apresentação do Movimento Vote Bem, pelo representante da iniciativa, Fernando Leite. O Vote Bem é um movimento apartidário, de conscientização política, que existe desde 2014 e busca estimular a reflexão sobre o voto responsável. O objetivo principal do projeto é mobilizar a sociedade sobre a importância de votar com informação e fiscalizar os representantes eleitos.

A próxima reunião do núcleo ODS de Curitiba e RMC acontecerá no dia 13 de setembro, às 14h, na FAE.

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692