ODm 7 - 28/10/2012

Semana da Integração Comunidade Escola em Guaraqueçaba

Em ação conjunta o Colégio Marcílio Dias, participante do Nós Podemos Guaraqueçaba, promove anualmente a realização da Semana da Integração Comunidade Escola.

clique para ampliar clique para ampliarOficina de Tratamento de Esgoto por Zona de Raízes.Oficina de Tratamento de Esgoto por Zona de Raízes (Foto: João Frederico)

A Semana da Integração Comunidade Escola é articulada pelo segundo ano consecutivo pelo Nós Podemos Guaraqueçaba, com o apoio do SESI e promovidas pelo Colégio Estadual Marcilio Dias. Envolve instituições e pessoas comprometidas em levar ações multilaterais para o desenvolvimento sustentável na comunidade e no ambiente escolar por meio de ações voluntárias.

Nesta edição, a Semana da Integração contou com parcerias e apoios como Núcleo Regional de Educação, Marinha, Frequência Ambiental, ARIAD Moveis, Comunidade Pescadores de Guaraqueçaba, Dina Transportes Marítimos, Pousada Chauá, Pousada Bambuza, Prefeitura Municipal de Guaraqueçaba, Universidade Federal do Paraná que reconhecem o importante papel compartilhado para o desenvolvimento sustentável local.

O propósito da semana é dar foco às práticas socioambientais espontâneas, a partir das especificidades locais, mobilizar a sociedade a trabalhar em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM), sobretudo, para melhoria da qualidade de vida e respeito ao meio ambiente via manifestações e interações culturais, de capacitação e esportivas.

A Semana ainda aponta para interações inspiradoras e auto gestionadas, envolvendo alunos e comunidade num processo educativo inspirado na plataforma mundial dos ODM e valorização e resgate da cultura local. A população Guaraqueçabana esta estimada em 7.809 habitantes e apesar dos desafios para o desenvolvimento sustentável da região, conta com pessoas e instituições dispostas a trabalhar em equilíbrio de forma socialmente integrada com a geração de renda e com a preservação ambiental.

No sábado, 27, aconteceram premiações dos campeonatos, desfile Garato e Garota Guaraqueçaba e encerramento da Semana da Integração com show da banda Matorrales. Com entrada franca.

Segundo o diretor do colégio, Marcío Dias Elson Oelke, é importante o envolvimento e comprometimento de todos "Diversos parceiros contribuíram para realização da Semana. A dedicação do pessoal do SESI em trazer o voluntariado foi dez! Os alunos e os professores gostaram, foi uma demonstração de dedicação pelo voluntariado que o SESI trouxe e, além disso, as oportunidades de parcerias e cursos profissionalizantes que podem acontecer daqui pra frente", completa Elson.

Para garantir ações voltadas ao cumprimento dos ODM João Frederico, articulador do SESI/Nós Podemos Paraná no litoral destaca as prospecções de continuidade "O Sistema Fiep tem articulado e aproximado atores locais para concretização de ações estratégicas e voltadas ao desenvolvimento profissional com respeito as características e necessidade locais no litoral. Contamos com apoio substancial da nossa Unidade SESI/SENAI em Paranaguá para estes trabalhos e, buscamos as parcerias locais para atender as demandas de maneira compartilhada visando o alcance dos ODM, bem como a sustentabilidade", completa João.

Para a voluntária Flavia Rodrigues, instrutora das oficinas de Sabão Ecológico e horta vertical, "Foi uma experiência incrível e um grande prazer poder compartilhar nosso conhecimento, e ver a gratidão e o sorriso estampado no rosto de cada um, sempre nos agregando muita riqueza e novos valores para nossas vidas".

Site Seu blog ou p�gina pessoal

Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail

Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692