Iniciativa - 06/01/2011

Nós Podemos Paraná celebra resultados

Meta para 2011 é contribuir para que todos os municípios do Paraná alcancem os ODM

 

clique para ampliar clique para ampliar352 Círculos de Diálogo foram realizados (Foto: Thiana Costa)

O Movimento Nós Podemos Paraná é articulado desde 2006 pelo Sistema Fiep e mobiliza os três setores da sociedade (público, privado e sociedade civil), potencializando e dando sustentação a ações de promoção da qualidade de vida e do desenvolvimento local sustentável para o alcance dos 8 Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM).

O Paraná foi o Estado que mais avançou no alcance das metas dos ODM, segundo análise do Observatório Regional Base de Indicadores de Sustentabilidade (Orbis). O Movimento Nós Podemos Paraná contribuiu para que 7 dos 8 Objetivos do Milênio fossem alcançados no estado. Apenas a meta de redução da mortalidade materna necessita de esforço maior.

O Orbis e o Movimento Nós Podemos Paraná lançam anualmente, desde 2006, um relatório de acompanhamento das metas dos ODM no Estado. O trabalho de mobilização realizado pelo Movimento Nós Podemos Paraná incentivou a realização de ações para o alcance das metas em diferentes regiões e municípios do Estado.   

Ações
Entre as atividades realizadas pelo Nós Podemos Paraná estão a realização de 352 Círculos de Diálogo, formação de 370 Movimentos Municipais e foram promovidas  43 oficinas de capacitação. Cerca de 50 mil pessoas participaram das atividades promovidas pelo Movimento Nós Podemos Paraná

Além disso, foram realizadas 21 Mostras de Projetos com a apresentação de 240 iniciativas, além do 3º Congresso Nós Podemos Paraná, com a participação de mais de 1500 pessoas. O Movimento Nós Podemos Paraná também lançou, em novembro de 2010, um curso de Mobilização em prol dos ODM -  a distância - que já possui 400 matrículas.

O Movimento Nós Podemos Paraná também foi apresentado neste ano durante alguns eventos internacionais: Conferência Internacional sobre a Municipalização dos ODM (Chiapas - México); Assembléia Geral da ONU (Nova Iorque) e Conferência Internacional da JCI (Osaka - Japão).

"A equipe está de parabéns, pois realizamos um trabalho inédito no país de mobilização em prol dos ODM", acrescentou a coordenadora do Movimento Nós Podemos Paraná, Maria Aparecida Zago Udenal.

O desafio para 2011 é contribuir para que os municípios do Paraná alcancem as metas e realizar uma aliança estratégica com indústrias e instituições públicas para todos trabalhem em prol dos ODM.

Deixe seu comentário





Site Seu blog ou p�gina pessoal


1. Os sites do Sistema Fiep incentivam a pr�tica do debate respons�vel. S�o abertos a todo tipo de opini�o. Mas n�o aceitam ofensas. Ser�o deletados coment�rios contendo insulto, difama��o ou manifesta��es de �dio e preconceito;
2. S�o um espa�o para troca de id�ias, e todo leitor deve se sentir � vontade para expressar a sua. N�o ser�o tolerados ataques pessoais, amea�as, exposi��o da privacidade alheia, persegui��es (cyber-bullying) e qualquer outro tipo de constrangimento;
3. Incentivamos o leitor a tomar responsabilidade pelo teor de seus coment�rios e pelo impacto por ele causado; informa��es equivocadas devem ser corrigidas, e mal entendidos, desfeitos;
4. Defendemos discuss�es transparentes, mas os sites do Sistema Fiep n�o se disp�em a servir de plataforma de propaganda ou proselitismo, de qualquer natureza. e
5. Dos leitores, n�o se cobra que concordem, mas que respeitem e admitam diverg�ncias, que acreditamos pr�prias de qualquer debate de id�ias.

 Aceito receber comunica��o da Fiep e seus parceiros por e-mail
 
Nós Podemos Paraná - Av. Comendador Franco, 1341 - Jardim Botânico - 80215-090 - Curitiba/PR - Fone: 41 3271-7692