clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Adobe Stock)

Já pensou em marketplace para compra e venda de energia baseado em blockchain? Essa é a ideia de um projeto que vem sendo desenvolvido no Estado do Paraná pela Companhia Paranaense de Energia (Copel) em parceria com a Fundação CPQD.

O projeto, registrado na Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) (número 028660506/2019), “compreende o desenvolvimento de um marketplace descentralizado, baseado em blockchain para transações de compra e venda de energia, assim como a realização de uma prova de conceito em um ambiente simulado a partir de dados representativos do mercado da Copel Distribuição”. O valor total aprovado é de R$ 3.092.700.

A Copel Distribuição declarou que o projeto “dará um passo importante na preparação para as mudanças estruturais que vêm sendo impulsionadas pela massificação da geração distribuída, pelo advento do adormentamento residencial de energia, pela popularização dos veículos elétricos e pelo crescente protagonismo dos consumidores”.

Além da implantação de uma rede blockchain, para suporte à operação, também haverá o desenvolvimento de simuladores, que serão usados para emular a interação dos participantes do projeto nas transações de energia que serão firmadas por meio de contratos inteligentes. A duração prevista do projeto é de 21 meses.

 “A empresa está muito satisfeita com o patrocínio a este projeto-piloto com a Riddle & Code para desenvolver uma tecnologia que consideramos crítica para o futuro do setor. A implementação dessa inovação permitirá transformar um processo complexo em algo simples, eficaz e seguro para as partes envolvidas, incentivando o uso da energia distribuída no Brasil”, afirmou a gestora executiva de inovação da EDP, Lívia Brando.

Com informações do site cointelegraph.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/especial/boletins-setoriais/8/.