clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

O Brasil é o líder de produção de lixo eletrônico, também conhecido como e-lixo, na América Latina. Essa foi a constatação de um estudo da Global e-Waste Monitor 2017, que avalia em todo o mundo a quantidade de sujeira criada a partir de computadores, televisores e celulares descartados, por exemplo.

Segundo o levantamento, realizado pela Organização das Nações Unidas (ONU), o país produz anualmente 1,5 mil toneladas. O Brasil é o sétimo maior produtor de lixo eletrônico do mundo, ficando atrás apenas da China, Estados Unidos, Japão, Índia, Alemanha e Reino Unido, respectivamente.

Os e-lixo também incluem tanto "produtos da linha branca", como refrigeradores, máquinas de lavar e micro-ondas, quanto aparelhos eletrônicos como televisores, rádios, computadores, telefones celulares, assim como cartuchos e toners. Muitos desses produtos podem ser reutilizados, remanufaturados ou reciclados de forma a reduzir a geração de resíduos. Os produtos de lixo eletrônico são aqueles que esgotaram seu valor por falta de utilização, substituição ou quebra.

Descarte

Segundo o último levantamento do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, apenas 13% das cidades tem algum tipo de coleta de e-lixo, o que representa 724 dos 5.570 municípios do país. Os aparelhos devem ser reciclados por pessoas especializadas, caso contrário, o risco de contaminação é alto.

Para lidar com essa realidade, o governo brasileiro criou uma regulamentação (Lei nº 12.305/10). Com a regulamentação os fabricantes, distribuidores e comerciantes passaram a ser obrigados a tomar medidas para minimizar o volume de resíduos. Hoje os próprios fabricantes costumam ter um canal de atendimento para isso. Caso não haja a informação no site, a empresa pode direcionar a pessoa ao local de descarte mais próximo, por meio do serviço de atendimento ao consumidor.

Outra possibilidade são os programas municipais de descarte apropriado para esse tipo de lixo, com pontos de coleta. O site eCycle (www.ecycle.com.br) pode ajudar com uma ferramenta que mostra o local mais próximo do seu endereço para descarte de determinado item.

Com informações do Techtudo.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/especial/boletins-setoriais/6/.