clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Adobe Stock)

Estão abertas as inscrições para o vestibular de verão 2020 das Faculdades da Indústria. São mais de duas mil vagas abertas para 29 graduações em Curitiba, nas unidades Campus da Indústria e CIC, São José dos Pinhais e Londrina. As provas do vestibular agendado podem ser feitas até o dia 20 de março. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas no site www.faculdadesdaindustria.org.br/.

Entre as opções de cursos disponíveis estão os de Tecnologia e os de Engenharia, como   Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatrônica, Engenharia de Software, Engenharia de Energias, Engenharia Automotiva, Direito e Administração. Também são ofertadas vagas nos cursos de licenciatura nas áreas de Linguagens e Códigos, Ciências Humanas, Ciências Naturais e Matemática. As novas licenciaturas possuem um modelo inovador e formam professores habilitados a dar aulas em mais de uma disciplina, com competências para promover diálogos interdisciplinares e interculturais. As Faculdades da Indústria possuem cursos nas mais variadas áreas da Graduação e Pós Graduação, e estão melhor detalhadas no site.

Para 2020, por exemplo na unidade CIC, além das engenharias existem oito cursos superiores de tecnologia, em Curitiba. As mensalidades nos cursos tecnólogos para este ano partem de R$ 620,00, podendo o aluno ter descontos de acordo com as Políticas de Descontos apresentadas no site ( www.faculdadesdaindustria.org.br). Esses cursos de graduação têm duração de três anos e formam Tecnólogos em áreas estratégicas para a indústria, como Fabricação Mecânica, Automação Industrial, Sistemas Embarcados, Biotecnologia, Eletrotécnica Industrial, Gestão da Produção Industrial, Meio Ambiente e Energias Renováveis e Processos Químicos. Além do potencial industrial dos referidos cursos, esses possuem sinergia com as nossas engenharias, podendo ter um percentual expressivo de validação curricular, caso o aluno almeje ser um futuro engenheiro.

“A proximidade com a indústria é a nossa identidade, então as demandas de mercados estão inseridas em nosso contexto, desde o planejamento do curso até a entrega do profissional ao mercado industrial.  As práticas laboratoriais alinhadas às indústrias são nossos outros grandes diferenciais”, comenta Joubert Alexandro Machado, Coordenador do curso de Engenharia Mecânica das Faculdades da Indústria.

Criatividade na prática

O Grand Prix de Inovação, serviço oferecido pelo Sistema Fiep e desenvolvido em parceria com as empresas, possibilita a alunos do Colégio Sesi, cursos Senai e Faculdades da Indústria a participar de competições que estimulam o trabalho em equipe, a criatividade e a busca por soluções para problemas complexos e reais.

“Os cursos da nossa faculdade estão todos alinhados ao perfil industrial 4.0 e suprem a necessidade do mercado quanto aos profissionais alinhados e atualizados a esse perfil e às mais variadas linhas de atuações empresariais e industriais”, afirma Joubert A. Machado.

A estudante Fernanda Nolasco Witoslawski, do curso Engenharia de Energias, fez parte da equipe ganhadora do último Grand Prix de Inovação, em parceria com a Renault e a Weg. “Durante 2019, já participei de vários projetos como o desafio no Let’s Go Festival, o Inova Paraná e, agora, o Grand Prix. Faço parte de um grupo de iniciação científica e nos interessamos muito por atividades práticas. As Faculdades da Indústria inovam ao proporcionar o contato direto dos estudantes com as empresas”, conta.

No Grand Prix de Inovação, os desafios apresentados são baseados em problemas reais das indústrias parcerias e as equipes, formadas por estudantes de diferentes cursos, têm um tempo pré-determinado para desenvolver as soluções. Fernanda destaca a oportunidade da troca de experiência ao longo da competição. “Éramos 70 alunos, divididos em dez equipes. Foi incrível conviver esses dias com pessoas que têm diferentes pontos de vista, trabalhando juntas. É uma experiência que vou levar para a vida”, afirma.

Outro destaque foram os alunos de graduação do Curso de Tecnologia em Automação Industrial, Luana Laskoski e João Victor Willers, que foram os ganhadores da medalha de ouro no quesito Produto Inovador, no Desafio INOVA PR, e irão  em 2020 para a etapa nacional.

Esses são alguns exemplos do quanto os alunos das Faculdades da Indústria estão inseridos no contexto de inovação e desenvolvimento industrial.

Inscrições vestibular tradicional (prova 2): até 07/02/2020

Data prova 2: 08/02/2020

Provas agendadas: até 20/03/2020

Início das aulas: 17/02/2020

Com informações da Agência Sistema Fiep.