clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Uma equipe do laboratório de desenvolvimento de tecnologias têxteis da Cornell University, nos Estados Unidos, pesquisa como os nanolayers podem dar funcionalidades aos tecidos. São alvo da pesquisa camisetas que mudam de cor para avisar sobre mudanças no corpo, como pressão, ou avisam se o usuário fez exercícios o suficiente ou se tomou sol ou comeu direito. O estudo foi demonstrado pelo cientista e professor Juan Hinestroza, que coordena o laboratório e esteve na última Convenção Mundial de Moda da IAF, realizada no Rio de Janeiro pela IAF/Abit.

Os nanolayers (camadas de microelementos químicos em dimensão nano) quando adicionados à fibra, especialmente ao algodão, são capazes de dar essas propriedades às roupas. Entre as invenções da equipe estão peças que mudam de cor em função do tamanho e proximidade de partículas (tanto na forma de moléculas, quanto em átomos inseridos na trama do algodão) de elementos como ouro, platina, vanádio, prata e outros.

Os testes estão sendo feitos por esportistas. Na França, tenistas jogam com bolas de tênis que mudam de cor conforme a trajetória e a força empregada, alertando o atleta onde ele deve melhorar; suas bandanas também alteram a cor quando o suor informa desidratação ou nível baixo de sódio. Jogadores do time de futebol Barcelona estão experimentando camisetas que mudam de cor de acordo com o choque físico ou mecânico, mostrando para os juízes faltas cometidas ou gol de braço.

Outras linhas de pesquisas incluem transistores nas roupas, camadas químicas cronológicas que liberam inseticida segundo a programação, tramas que filtram ou capturam gases poluentes, tudo utilizando elementos químicos e processos à base de água. Segundo Hinestroza, algumas das invenções são viáveis comercialmente. “Visitei algumas empresas e percebi que o laboratório delas é basicamente uma reprodução do nosso, pois nossa base é a água”, conclui.

Com informações da Texbrasil.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/.