clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

Você já ouviu falar de sapato de pó de café? E com folhas de oliveira? E de garrafas PET? Eles existem, e atendem o mercado vegano. As empresas que produzem esses produtos buscam reutilizar e amenizar os efeitos nocivos da produção de lixo para o planeta.

A italiana Nat-2 é uma destas empresas que reaproveitam materiais e não utilizam nenhum material de origem animal em seus produtos. Além do pó de café e garrafas reutilizadas, são usadas também borrachas não sintéticas e cola à base de água em sua confecção.

Na Alemanha, a Thies produz um sapato de couro vegano feito de folhas de oliveiras. Durante o processo de fabricação nenhuma árvore é derrubada ou prejudicada. O couro vegano é fabricado a partir das folhas de oliveira que sobram das colheitas. Para fabricar o sapato de couro vegano, que é extrafino, a empresa se vale de um método chamado wet-green, ou "verde-molhado". O processo extrai a substância que as oliveiras produzem para afastar predadores. A partir dela, é constituído o material para os calçados.

No Brasil a marca Urban Flowers também produz sapatos veganos feitos de material sintético, termoplástico reciclado, tecidos que foram descartados pela grande indústria e até restos de erva de chimarrão. Para Patrick Lenz, sócio da empresa, a crença de que nenhum outro material consegue atingir o nível de qualidade do couro está sendo derrubada. "As novas tecnologias conseguiram melhorar isso. Grandes marcas, mesmo não sendo veganas, já estão substituindo o couro por materiais mais baratos e menos poluentes", afirmou à Folhapress.

Os novos produtos mostram ao mundo que existem formas de diminuir a agressividade das indústrias e de se tornar sustentável.

Com informação do site Catraca Livre, TNH1 e Revista Pequenas Empresas e Grandes Negócios.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/.