clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Já está disponível o resultado da Pesquisa de Caracterização Antropométrica Brasileira (SIZEBR), que visa a classificar os diferentes tipos de corpos dos brasileiros. A pesquisa foi realizada pelo Senai-Cetiqt (Centro de Tecnologia da Indústria Química e Têxtil).

O levantamento mediu 10 mil voluntários nas cinco regiões brasileiras, de 16 estado e 27 cidades, por meio de um scanner eletrônico. Foram estabelecidas 25 medidas que deram origem a padrões de modelagem, incluindo a base para a confecção de uniformes.

A SIZEBR definiu tabelas para os corpos de homens e mulheres divididos em formatos. No caso das mulheres os padrões de biótipo são retângulo, ampulheta, colher, triângulo e triângulo invertido. A pesquisa traz ainda dados sobre a predominância dos tipos físicos na amostra tomada. De acordo com o estudo, 76% são do tipo retângulo, 8% são triângulo, 6% são ampulheta, 5% são colher e 5% são triângulo invertido. A partir daí pode-se tomar padrões de medidas para busto, cintura, quadril e quadril alto.

No caso dos homens, foi tomada como base a proporção entre a medida do tórax e a do abdômen e definidos biótipos atlético (37% dos voluntários), normal (32%), pleno (18%), corpulento (12%) e abdominoso (1%). Quanto maior o tórax, mais próximo do perfil atlético.

De acordo com o Senai-Cetiqt, com o estudo concluído, as tabelas do SIZEBR poderão ser aplicadas a consultorias do setor para que trabalhem com as indústrias de confecção, cruzem os dados e estabeleçam maneiras de informar as especificações dos produtos ao consumidor final. 

Com informações do jornal O Globo.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/.