clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)
Uma nova parceria entre a Organização Internacional do Trabalho (OIT), a Associação Brasileira do Varejo Têxtil (ABVTEX)  e a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), com o apoio do Instituto C&A e realização do Instituto Reos, está lançando o Laboratório da Moda Sustentável - Por um setor do vestuário mais sustentável e justo, uma iniciativa nacional que reúne múltiplos parceiros com o objetivo de abordar e transformar os principais desafios do setor de vestuário no Brasil.

Um grupo formado por 35 líderes foi convidado a participar das oficinas de cocriação e trabalho e da plataforma de transformação. Entre os líderes há representantes de marcas e varejistas, associações setoriais, indústrias, sindicato dos trabalhadores, setor público, acadêmicos, sociedade civil, entre outras organizações que compõem os diferentes elos da cadeia do vestuário e com experiências nos temas principais, tais como: informalidade, condições de trabalho precário ou forçado, modelo de negócio, questões ambientais, sociais e de consumo. O projeto prevê resultados alinhados aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, como melhores condições de vida e trabalho no setor; e consumidores mais orientados e conscientes.

“A indústria têxtil e do vestuário é um setor importante no mundo e no Brasil, empregando 1,7 milhões de trabalhadores na produção”, observa o diretor da OIT no Brasil, Peter Poschen.

O processo tem base nas metodologias de Planejamento de Cenários Transformadores e Laboratórios Sociais, desenvolvidas e aplicadas pela Reos Partners em vários países do mundo nos últimos 20 anos. A metodologia aborda os problemas complexos de maneira sistêmica e gera impacto coletivo ao longo dos anos, em temas como educação, saúde, alimentação, energia, meio ambiente, desenvolvimento, justiça, segurança e paz.

Com informações da Abit.

Confira mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/