clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação Ipem)
Foi reinaugurado em julho o Laboratório Têxtil de Londrina (Lalon), pertencente ao Ipem (Instituto de Pesos e Medidas) e o único público de ensaios têxteis acreditado pelo Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) no Brasil.

O órgão estava trabalhando com capacidade reduzida desde 2015, devido a cortes orçamentários do governo federal, atendendo somente às demandas do Paraná. Agora, com a reinauguração do Laboratório de Londrina, o volume de ensaios de resistência, estrutura e composição têxtil alcança a média de 2 mil por mês e o atendimento volta a se estender a todo o Brasil. Segundo Renan Dutra de Souza, responsável técnico pelo laboratório, o volume maior de ensaios tem como destino confecções de São Paulo, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. “Hoje atendemos com dez dias de prazo para emissão de relatórios, sem gargalos nos atendimentos”, informa.

O Lalon conta com dois laboratórios têxteis para a realização de ensaios químicos e físicos. O corpo técnico é formado por engenheiros têxteis, que são qualificados para fazer os ensaios previstos na Portaria do Inmetro nº 166/2011 e na Resolução do Inmetro nº 02/2008. Desde a sua criação, em 2008, o Laboratório Têxtil de Londrina auxiliou os órgãos da Rede Brasileira de Metrologia e Qualidade do Inmetro, garantindo o suporte técnico tanto na realização dos ensaios, como no treinamento dos fiscais que fazem a coleta dos produtos têxteis. Mais informações pelo site http://www.ipem.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=17.
Com informações da Agência de Notícias do Paraná.

Confira mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/