clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Adobe Stock)

Mesmo tendo como objetivo fazer você se sentir bonito e bem consigo mesmo, agora a indústria fashion é uma das mais prejudiciais do mundo, sendo responsável por cerca de 10% de todas as emissões de gases causadores do efeito estufa, de acordo com a Oxfam. Mas esta indústria começou a adotar medidas para criar o mesmo efeito no planeta, para deixá-lo bem e bonito.

Seguindo esse novo movimento, algumas marcas tentam cortar desperdícios e ser mais sustentáveis. A Badgley Mischka, por exemplo, está alterando o processo de produção de seus itens. “É um negócio diferente do que era, até mesmo há cinco anos. As fábricas que usamos são fábricas de produção sem desperdícios, onde tudo é reciclado”, afirmou o designer Mark Badgley à Reuters. A Studio 189 também apresentou recentemente uma coleção de roupas tingidas naturalmente, com inspirações africanas, e produzidas em colaboração com comunidades de Gana.

“Precisamos ter esta conversa na indústria da moda mais do que qualquer outra coisa”, disse a atriz Rosario Dawson, cofundadora e ex-executiva da Bottega Veneta. Atualmente a empresa tenta criar empregos e apoiar educação em parceria com a Iniciativa de Moda Ética das Nações Unidas.

De acordo com o diretor do documentário The True Cost, Andrew Morgan, cerca de 97% das roupas são terceirizadas para produção em países pobres, onde donos de fábricas competem nos preços, levando ao descarte de roupas em aterros e ao escoamento químico perigoso de fábricas.

Com informações da Reuters e do Extra.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/.