clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Kickstarter)
O processo de produção de peças de roupa, hoje executado por grandes máquinas que pedem operador próprio na indústria, pode mudar em breve. Na Europa, pesquisadores já comercializaram 25 unidades de uma impressora 3D portátil de tecidos.

A Kniterate, como é chamada a máquina, está sendo desenvolvida com apoio do Kickstarter, uma plataforma que dá suporte e angaria doações em dinheiro para o desenvolvimento de projetos criativos. O projeto tinha como expectativa conseguir US$ 100 mil em patrocínio, mas alcançou mais de US$ 636 mil.

A máquina consegue produzir sozinha, a partir de um desenho projetado em um software próprio, peças simples e únicas como lenços ou cachecóis, mas no caso de peças mais complexas, como camisolas, vestidos ou saias, é necessária uma etapa de montagem posterior. Na Kniterate, o usuário também pode fabricar peças com detalhes personalizáveis, imagens e texto. O material utilizado, neste caso, é majoritariamente a malha. Por enquanto, o tempo para imprimir uma blusa nessa máquina, por exemplo, ainda é grande: oito horas.