clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Agência FIEP)
As contratações no setor do vestuário fecharam com saldo positivo os primeiros quatro meses deste ano no Paraná. A diferença entre os contratados (12.322) e demitidos (10.127) foi de 2.195 trabalhadores. No setor de calçados, o saldo também, foi positivo: 603 contratados e 563 demitidos (saldo de 40 postos gerados). Os dados são do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

De acordo com o diretor-presidente do Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico e Social), Julio Suzuki Júnior, os dados demonstram início da recuperação da economia, além da sazonalidade que é característica desses setores. “Esses dados demonstram que a renda das pessoas parou de cair. Esse é um segmento que exporta pouco e depende do mercado doméstico”, explica Júnior.

Um levantamento do Banco Central, divulgado no dia 15 de maio, mostra que a economia começa a dar sinais de recuperação. O Índice de Atividade Econômica do Banco Central (IBC-Br), conhecido como uma prévia do PIB, acumulou alta de 1,12% no primeiro trimestre, em comparação com o trimestre anterior, e interrompeu uma sequência de oito meses negativos. O dado é medido pelo próprio Banco Central e serve como parâmetro para avaliar o comportamento da economia.

Com informações do jornal Valor Econômico.