clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Pesquisadores da Universidade de Borås, na Suécia, desenvolveram um novo sistema de rastreamento baseado em fios codificados que promete superar as limitações existentes e melhorar a rastreabilidade na cadeia têxtil.

A descoberta prevê a incorporação de fios inteligentes ao tecido durante a fase de fabricação. Os fios codificados contêm características ópticas especiais e, como resultado, criam um “selo óptico” ou padrão de rastreabilidade na superfície de tecidos ou malhas. As combinações desses fios criam tags com características ópticas diferentes e distinguíveis, ou classes de fios.

Segundo os pesquisadores, os fios codificados funcionam como os códigos de barras, no quais linhas de diferentes larguras e espaçamentos representam dígitos e um conjunto de linhas representa o código completo. Nos fios inteligentes, assim como nos códigos de barra, o código completo pode ser alterado ou controlado alterando a sequência de fios codificados no tecido.

Os pesquisadores, em um artigo técnico publicado no Journal of Manufacturing Systems, afirmam que esse sistema novo seria mais eficiente por estar integrados ao produto, oferecendo segurança contra cópias e reproduções. Isso estende a rastreabilidade às fases de pós-vendas ajudando a assegurar o cuidado, a reciclagem e o retorno de produtos de forma adequada. Eles afirmam ainda que os fios codificados não alteram a sensação dos tecidos e podem ser processados na reciclagem têxtil sem problemas.

Com informações do site Stylo Urbano.

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/.