clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Petit Pli)
Um estudante de mestrado em Engenharia de Inovação e Design no Royal College of Art, em Londres, acaba de criar um negócio novo na área de confecção. Depois de observar que as roupas de seu sobrinho não duravam, Ryan Mario Yasin decidiu usar seus conhecimentos em engenharia aeronáutica para inventar peças que crescem junto com as crianças.

Os tecidos têm um sistema de pregas que se expandem à medida que o tamanho da criança vai aumentando. As peças também se contraem para ser guardadas de forma compacta. A coleção é à prova d’água e do vento e serve dos tamanhos quatro ao 36 meses, período em que as crianças podem usar até sete tamanhos diferentes de roupas convencionais. O designer espera que sua criação, que ainda está em processo para aquisição de patente, ajude a reduzir o grande volume de descarte gerado pela indústria do vestuário, conhecida como a segunda no quesito geração de resíduos.

Quando estudou engenharia aeronáutica, o designer pesquisou estruturas para pequenos satélites. Esses equipamentos requerem painéis de fibra de carbono dobrados em pregas minúsculas antes de serem liberados para manter sua estrutura depois de abertos. Para produzir os tecidos, ele fez experiências em sua própria casa, fazendo as pregas e aquecendo tecidos no forno. Yasin está atualmente aumentando os investimentos na marca Petit Pli, planeja produzir lotes iniciais no Reino Unido e firmar parcerias com fabricantes que priorizem produtos sustentáveis.

Com informações da Dezeen Magazine.

Confira mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/.