clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

Criar algo com um propósito maior e mais coletivo. Foi esse pensamento que fez com que o casal Ivan e Ketlin Luz criasse uma marca de bolsas e acessórios feitos à mão e à base de madeira.

Em 2014, os dois comandavam sua própria agência de publicidade, mas a mãe do empreendedor foi diagnosticada com câncer de mama, o que fez o casal diminuir o ritmo. Durante idas e vindas do hospital, decidiram mudar de ramo e começar a produzir bolsas usando materiais sustentáveis. O tempo foi passando e as ideias, amadurecendo, e em novembro de 2017 nasceu a Ket Luzz.

“Começamos a pensar em novas necessidades, em criar algo com um propósito maior e mais coletivo”, afirmou Ivan ao Pequenas Empresas & Grandes Negócios. O empreendedor já entendia de design de produtos e centro de custo, enquanto Ketlin tinha relacionamentos no varejo e conhecia mais de redes sociais. “Cada um trouxe uma habilidade para o negócio”, diz ele.

Foram três anos de transição entre agência e a Ket Luzz. No total, os dois investiram R$ 70 mil para iniciar a negócio, que funciona por meio de um e-commerce.

Desenvolvimento de produto

Os dois consideravam importante encontrar matérias-primas alinhadas com o propósito da marca – utilizar materiais sustentáveis. Porém, segundo Ivan, o processo de achar fornecedores não foi nada fácil. “Na época, fazer produtos com apelo ecológico não estava na moda”, conta.

Os dois encontraram algumas dificuldades no desenvolvimento do produto. Como o uso de madeira não é comum no segmento, o casal teve dificuldades para encontrar mão de obra e fábricas que misturassem o material com tecidos e metais, permitindo a prototipagem dos itens. “Precisávamos de profissionais dispostos a sair da zona de conforto. Foi muita tentativa e erro até termos a primeira versão”, diz.

Hoje a grande parte da produção é manual, principalmente a dos trançados e crochês das peças. “Esses processos são inevitavelmente manuais e nós não temos intenção de mudar isso, pois eles são a essência do produto”, explica. A marca também usa tecnologia em algumas etapas para gerar escalabilidade.

Toda a madeira usada é de florestas com manejo sustentável ou fruto de reuso e sobras de marcenarias. Outra preocupação dos empreendedores é oferecer produtos com design autoral. “Prezamos por uma identidade própria, bem singular”, afirma Luz.

Atualmente a Ket Luzz vende seus produtos pelo e-commerce e entrega em todo o Brasil. A expectativa é abrir uma loja física após 2020, quando a marca também pretende começar a exportar.

Com informações do site Pequenas Empresas & Grandes Negócios.

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