clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Adobe Stock)

Testes realizados pelo Serviços de Inspeção de Saúde Vegetal do Quênia (Kephis) indicam que o algodão transgênico pode "salvar" a indústria têxtil de um possível colapso. O estudo foi realizado em parceria com a Organização de Pesquisa Agrícola e Pecuária do Quênia (Kalro).

Segundo o estudo, é esperado que a adoção e comercialização do algodão Bt (Bollgard II) revitalize a indústria têxtil e, consequentemente, contribua para o relançamento do setor algodoeiro. A estimativa dos pesquisadores é de que o produto gere até 600 mil empregos em fazendas e fábricas de vestuário. O algodão Bt tem potencial para produzir 260 mil fardos do produto por hectare anualmente, em comparação as outras variedades Bt, que se situam entre 28 mil e 30 mil fardos, o que representa cerca de 572 kg / ha contra um potencial de 2,5 mil kg / ha.

O teste de desempenho foi feito após uma aprovação de liberação ambiental pela Autoridade Nacional de Biossegurança (NBA) em 2016, com base no certificado de aprovação de Avaliação de Impacto Ambiental e licença para testes de campo abertos emitidos em 2018.

Com informações do site Agrolink.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/especial/boletins-setoriais/5/.