clique para ampliarclique para ampliarCrédito: Gelson Bampi (Foto: )

Já está funcionando em Curitiba o FabLab (Fabrication Laboratory) do Sistema Fiep. O novo espaço pode ser usado por estudantes, profissionais e empresas de todos os segmentos industriais para colocar novos projetos em prática. Além disso, vai disseminar os conceitos da indústria 4.0 para formar profissionais e viabilizar a criação de soluções e produtos baseados no conceito de open design, no qual o projeto é desenvolvido de forma integrada e colaborativa pelos participantes utilizando facilidades como ferramentas disponíveis na internet e outras tecnologias de comunicação.

Com suporte de equipamentos, ferramental e de profissionais, o FabLab da Indústria disponibiliza os seguintes serviços: desenvolvimento de produto e modelagem de peças; reserva de ambientes e equipamentos dos laboratórios; prototipagem; treinamento; suporte a produção de pequenos lotes de produtos; monitoria de projetos; organização de eventos relacionados a novas tecnologias e projeto e criação de espaços Makers.

O Fab Lab está dividido em cinco áreas: Espaço de Fabricação digital (com 5 impressoras 3D; 1 cortadora Laser; 1 router CNC e 1 cortadora vinil); Espaço de Eletrônica (com 2 estações de solda SMD; 2 estações de testes e medidas; 1 estação de fabricação de PCIs e 1 prototipadora de placas CNC); Espaço de Software (com 20 computadores; 20 kits de desenvolvimento Arduino e 20 kits de desenvolvimento Raspberry pi); Espaço de Manufatura (com 2 tornos convencionais; 2 furadeiras fresadoras; 1 lixadeira circular e moto esmeril, cabine de pintura e furadeira de bancada) e Espaço CNC 4.0 (com 1 torno CNC; 1 centro de usinagem e 1 braço robótico industrial – em processo de aquisição).

Os agendamentos para utilização do espaço podem ser feitos pelo telefone (41) 3271-7155 ou pelo e-mail edson.lopes@pr.senai.br. Mais informações pelo site sistemafiep.org.br/fablab/.