clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Adobe Stock)

O XXV Congresso Mundial da União Internacional de Organizações de Pesquisa Florestal (Iufro), que acontece pela primeira vez na América Latina, será realizado em Curitiba (PR) entre os dias 29 de setembro e 5 de outubro. O evento é organizado no País pelo Serviço Florestal Brasileiro, vinculado ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), e pela Embrapa Florestal.

“É uma oportunidade de mostrarmos nossa agenda de desenvolvimento sustentável. Nosso objetivo no Mapa é utilizar o potencial das florestas de maneira responsável, com governança, gerando riqueza para os povos que habitam nos diferentes biomas”, afirmou a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina.

Durante o lançamento do Congresso a ministra afirmou que é uma honra sediar um evento desse porte, com mais de 3 mil pessoas de mais de cem países. Mas ressaltou a importância da participação de mais brasileiros no Congresso, uma vez que, de 2 mil inscritos até agora, 75% são estrangeiros.

Nesta edição do evento, os temas são: florestas para as pessoas; florestas e mudanças climáticas; florestas e produtos florestais para um futuro mais verde; biodiversidade, serviços ambientais e invasões biológicas e florestas, além de interações com solo e água.

“Vamos mostrar nossa realidade, o que estamos fazendo, a legislação, que é uma das mais rigorosas do mundo, e trocar informações com os maiores especialistas e pesquisadores do mundo inteiro”, afirmou o diretor do Serviço Florestal Brasileiro, Valdir Collato. Ele destacou apoio também da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) e da Agência Alemã de Cooperação Internacional GIZ (Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit). E reiterou a importância de ter a parceria do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) e do Ministério do Meio Ambiente. “O Congresso permitirá ao Brasil ganhar e passar muita informação. São mais de mil trabalhos científicos inscritos”, comentou.

Colatto anunciou que está sendo concluído o Cadastro Ambiental Rural (CAR), com o registro de 6 milhões de propriedades rurais, e que a análise dos registros viabilizará o Plano de Regularização Ambiental. “Não há no mundo nada nessa magnitude. Vamos planejar nossa agricultura, a gestão e o meio ambiente”. O Congresso, avaliou, permitirá ao Brasil ganhar e passar muita informação. “São mais de mil trabalhos científicos inscritos”, observou.

O secretário da Agricultura Familiar do Mapa, Fernando Schwanke, disse que o espaço Brasil no evento terá exposição de artesãos e de produtos florestais não madeireiros provenientes dos diversos biomas do País. “Precisamos profissionalizar ainda mais as cadeias produtivas, que já fornecem produtos para as indústrias de cosméticos, farmacêutica e de alimentos”. Schwanke falou da oportunidade de interação com o mundo no congresso, e disse já ter estagiado na Iufro, como engenheiro florestal, que é a sua formação.

O Congresso será realizado no Expo Unimed Curitiba, que fica na rua Prof. Pedro Viriato Parigot de Souza, 5.300, Campo Comprido, Curitiba (PR).

Mais informações e inscrições: www.iufro2019.com/.

Com informações do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/especial/boletins-setoriais/3/.