clique para ampliarclique para ampliar (Foto: 3 Construcciones)

A 3 Construcciones criou um sistema construtivo para habitações sustentáveis que utiliza como matérias-primas madeira e módulos de plástico recuperados. A empresa busca posicionar a técnica aplicada como um método de massa, de baixo custo e baixo impacto energético, em resposta ao déficit habitacional da Argentina.

O cenário atual do País foi o que motivou a equipe a projetar um protótipo que permite garantir o direito de acesso à moradia. O sistema consome baixos níveis de energia, não requer água - pois é a seco - e é um método misto, composto por molduras de madeira e módulos de plástico recuperados. A metodologia possibilita a reutilização de materiais, como garrafas PET, que normalmente são considerados resíduos. Para finalizar, o revestimento pode ser realizado com um reboco de cimento tradicional, que dá um acabamento estético semelhante às formas de construção locais.

A aplicação do sistema reduz os custos econômicos envolvidos em uma casa tradicional, não exige mão-de-obra especializada, ferramentas ou maquinários específicos, permitindo a autoconstrução e o uso de mão-de-obra e materiais locais. Além disso, em termos de eficiência climática e tecnológica, os módulos geram um maior e melhor isolamento térmico e acústico em comparação com outros materiais tradicionais. Essas casas liberam um terço do dióxido de carbono em relação às casas convencionais, o que equivale a conservar 138 metros quadrados de florestas ou o plantio de 84 árvores.

Com informações do Archdaily.

 Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/.