clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Estudo Setorial de Florestas Plantadas, produzido pela Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre), constatou que as empresas com florestas plantadas estão entre as que mais conservam áreas nativas no País, seja por meio de iniciativas voluntárias de conservação ambiental ou pelo cumprimento da legislação.

Segundo o presidente da instituição, Álvaro Scheffer Junior, as empresas que possuem plantios florestais mantêm entre 700 e 750 mil hectares com ecossistemas florestais nativos no Paraná, e somente as associadas à Apre contribuem com aproximadamente 390 mil hectares, pouco acima de 50% do total em terras sob sua propriedade e 90% em relação à área plantada. Nessas empresas, para cada 100 hectares de florestas plantadas, mais 90 hectares são de áreas de conservação.

Dentre as formas de preservação e proteção ambiental estão as Áreas de Preservação Permanente (APP), as Reservas Legais (RL) e as Reservas Particulares do Patrimônio Natural (RPPNs), que estão regulamentadas pelas leis federais 12.651, de 2012, e 9.985, de 2000. No Paraná, as RPPNs somam 259 unidades cadastradas e averbadas, o que representa 54 mil hectares de área sob conservação, distribuídas em 98 municípios. Desse total, 88% são de âmbito estadual, com 46,1 mil hectares. Os outros 6% são RPPN federais e mais 6% estão no âmbito municipal. As associadas da Apre contam com três áreas em RPPN, totalizando cerca de 4 mil hectares, ou seja, 8% do total do Paraná.

Com relação às unidades de conservação, o Estado possui 178 unidades estaduais e municipais. Segundo dados do Instituto Ambiental do Paraná (IAP), as unidades estaduais somam 1,2 milhão de hectares, compreendendo áreas de proteção ambiental (APA) estaduais, estações ecológicas, florestas e parques estaduais, entre outras. Ainda de acordo com o IAP, as unidades de conservação federais localizadas no Estado somam dez com 1,6 milhão de hectares, entre APA, estação ecológica, florestas e parques nacionais.

Com informações da Associação Paranaense de Empresas de Base Florestal (Apre).

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/.