clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Gelson Bampi)

Construir um legado educacional que vai além do apoio às indústrias. Essa é a colaboração que as instituições que compõem o Sistema Fiep dão ao ofertar cursos e capacitações em todos os níveis de ensino. Neste mês de março, o Sistema Fiep tem dois bons motivos para celebrar a contribuição que dá para a educação em nosso estado: o Senai completa 75 anos de atuação no Paraná e o Colégio Sesi comemora 12 anos.

O Senai é reconhecido pela ONU como uma das três principais instituições educacionais do Hemisfério Sul. No Paraná, iniciou suas atividades em 12 de março de 1943. Atualmente, oferta cursos de Iniciação Profissional, Aprendizagem Industrial, Qualificação Profissional, Técnicos e Aperfeiçoamento Profissional, nas modalidades presencial ou a distância, além de cursos superiores em graduação tecnológica e pós-graduação.

A qualidade de seu ensino é comprovada pelos resultados alcançados pelos alunos. Em 2016, o Senai Paraná foi o segundo colocado na classificação geral da Olimpíada do Conhecimento, e a cada ano, em torno de 80% dos jovens alunos são absorvidos pelas indústrias. Ao longo das mais de sete décadas de atuação, o Senai formou no Paraná mais de 50 mil estudantes somente em seus cursos técnicos. Só no ano passado, mais de 2,5 mil alunos concluíram a formação nessa modalidade. Outro braço do Senai Paraná são serviços como consultorias e ensaios laboratoriais para diferentes segmentos industriais a partir dos sete Institutos Senai de Tecnologia e dos dois Institutos Senai de Inovação, distribuídos por vários municípios do estado.

A educação também é um dos pilares do Sesi desde a sua fundação, há 70 anos. Primeiro, com os Cursos Populares de Alfabetização de Adultos, depois, com a formação continuada dos trabalhadores, da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e da Educação Infantil. Em 14 de março de 2005, nasceu o Colégio Sesi Ensino Médio, com o objetivo é atuar para o desenvolvimento social e humano, com uma metodologia que alia educação, tecnologia e inovação. Em 2016, cerca de 12 mil alunos passaram pelos Colégios Sesi nas 55 unidades – sendo 5 internacionais, com ensino bilíngue.