clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Um edifício de 13 andares construído com madeira certificada na capital paulista deve ficar pronto em 2020. É o que preveem a empresa de gestão florestal Amata, que dá nome ao prédio, e o estúdio de arquitetura Triptyque, parceiros na autoria do projeto que foi lançado em setembro.

A área total de 4,7 mil m2 vai abrigar espaço para trabalho coletivo (coworking) e para habitações coletivas (coliving), além de restaurantes. Os 1.025 m2 onde o edifício será construído ficam no bairro Vila Madalena, conhecido por abrigar bares, restaurantes, lojas de roupas e galerias de arte contemporânea. A estrutura é composta por lajes com recuos formando uma escada e varandas que vão comportar espaços para o cultivo de árvores e arbustos e por espaços para árvores de maior porte e jardineiras com plantas pendentes.

Segundo a revista Casa Vogue, a estrutura do prédio será construída em madeira laminada cruzada, a CLT (Cross Laminated Timber CLT), um produto de alta tecnologia composto por camadas de madeira maciça em direções distintas, o que permite sua utilização em estruturas de edifícios altos. De acordo com os autores, o projeto ajuda a reduzir o impacto em sua construção porque cada 1m³ de madeira reflorestada absorve uma tonelada métrica de CO² atmosférico do meio ambiente.

Com informações do site Ciclo Vivo e do portal Arch Daily.

Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/.