clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Adobe Stock)

Há um tempo o mercado de trabalho vem apresentando mudanças. Empresas e startups, por exemplo, estão mudando a cultura de que o dinheiro é a única opção para recompensar funcionários, ao oferecer benefícios que não necessariamente integram o salário.

Existem diversas formas para motivar equipes. "O salário pode ser uma porta de entrada, mas não irá reter talentos. Exercer uma boa liderança, oferecer treinamento, conceder premiações e, principalmente, reconhecimento imaterial são ingredientes de motivação de equipes", afirma Vanessa de Lima e Silva, analista de negócios do Sebrae-SP.

A especialista destaca algumas ferramentas e ações que podem ser usadas pela empresa para estimular e motivar a equipe: parcerias que beneficiem os colaboradores e seus familiares, como descontos e bolsas de estudos; evolução na carreira; recompensar por resultados obtidos; comemoração de conquistas, em eventos como happy hour, aniversariantes do mês, café da manhã; elogios e homenagens; envolver funcionários em projetos; e conversar individualmente com colaboradores que apresentem problemas ou dificuldades.

Determinar onde a empresa "quer chegar", com planejamento estratégico e metas, também pode ajudar. Com os objetivos traçados é possível dividir as metas por colaborador. Deve-se fazer uma pesquisa com a equipe para identificar quais prêmios e benefícios os funcionários almejam.

"Chega de engessar os benefícios e prêmios - iguais para todo mundo. Cada geração tem seus desejos e anseios e isso exige estratégias diferentes. Importante: ofereça prêmios em cartão, por exemplo, assim não integrará o salário. E não se esqueça de acompanhar e monitorar a execução das metas", finaliza Silva.

Com informações do Estadão.