clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

Será lançado em maio, o Curitiba 2035, projeto quem tem como propósito preparar o município para um crescimento ordenado e em sinergia com os princípios de sustentabilidade, aproveitando de forma consciente as oportunidades e os investimentos na cidade, priorizando a qualidade de vida e o bem-estar da população.

O Curitiba 2035 considera as potencialidades locais que, aliadas à vontade de transformação, podem contribuir para a instituição de novos modelos de desenvolvimento propícios à inovação, à promoção das potencialidades humanas e ao surgimento de novos negócios.

No processo de construção coletiva do Curitiba 2035, atores estratégicos da cidade priorizaram nove grandes áreas: Cidade da Educação e do Conhecimento; Coexistência em uma Cidade Global; Desenvolvimento Socioeconômico; Governança; Meio Ambiente e Biodiversidade; Mobilidade e Transporte; Planejamento e Gestão Urbana; Saúde e Qualidade de Vida; Segurança. Para cada área foi construída uma visão de futuro, definidos seus respectivos fatores críticos de sucesso e correspondentes ações de curto, médio e longo prazos, necessárias à concretização das visões temáticas.

A indústria e a economia local também foram consideradas como fatores relevantes para o desenvolvimento sustentável da cidade. Para tanto foram propostas ações estruturantes de melhoria buscando oferecer melhores condições de competitividade. Além disso, estão previstas medidas para induzir o estreitamento de relações entre poder público, setor privado e sociedade civil, bem como propor um conjunto de atividades, equipamentos, instalações e serviços de tecnologia da informação e comunicação necessários para o desenvolvimento econômico local. Em paralelo, o projeto também prevê elencar um conjunto de instruções ou indicações para se estabelecer as disposições, as medidas e procedimentos que orientem a política de desenvolvimento da Região Metropolitana de Curitiba.

"O ambiente no qual a indústria está inserida reflete diretamente em seus resultados. Os aspectos sociais podem impactar na atração e sobrevivência da indústria na localidade, pois para uma indústria se manter competitiva ela precisa de mão-de-obra qualificada, segurança, infraestrutura, mobilidade e transporte, educação, etc., aspectos que foram considerados e trabalhados no Curitiba 2035", informa Marília de Souza, gerente do Observatório Sistema Fiep.

Entre abril e maio, será instituída a governança do Curitiba 2035, composta por um comitê gestor, um comitê executivo e nove comitês temáticos. O comitê gestor é responsável pelo acompanhamento, direcionamento e articulação das entidades para a execução do projeto. O comitê executivo oferece ações de suporte e acompanha das reuniões de trabalho. Os comitês temáticos ficam responsáveis por articular atores e promover reuniões para executar as ações previstas no Curitiba 2035. Ao final do primeiro ano de governança, espera-se ter uma matriz de responsabilidades, que fará uma correlação entre ações e as instituições responsáveis. A realização do projeto é fruto de uma parceria entre a Comunitas, o Sistema Fiep, o Instituto Arapyaú e a prefeitura de Curitiba.