clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

A madeira laminada colada de eucalipto foi a matéria-prima escolhida para um projeto de moradia de alunos da Fundação Bradesco na zona rural de Formoso do Araguaia (TO). Mil metros cúbicos de MLC compõem a construção na Fazenda Canuanã, antiga propriedade do fundador do banco.

São 25 mil metros quadrados que abrigam em regime de internato 540 crianças e adolescentes entre 13 e 18 anos. Como moram na área rural, o deslocamento de casa para a escola leva de duas a três horas, assim, a possibilidade de dormir na escola ajuda a continuar nos estudos.

"Neste projeto, o MLC proveniente de florestas plantadas permitiu a fabricação de peças de grandes dimensões. Essa tecnologia possibilitou curvas, seções variáveis e avanços, que aumentam muito o campo de aplicação de madeira na construção", explica o arquiteto Marcelo Rosembaum, um dos responsáveis. Além dele, assinam a iniciativa Adriana Benguela (também da Rosenbaum), Gustavo Utrabo e Pedro Duschenes (Aleph Zero), e Hélio Olga e Daniel Salvatore (ITA Construtora).

O projeto Moradias Infantis foi o grande vencedor do Prêmio de Arquitetura Instituto Tomie Ohtake Akzonobel. O início do projeto data de 2013 e a construção foi concluída em 2016.

Com informações do Painel Florestal e do jornal Gazeta do Povo.

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/.