clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

Atualmente um dos principais desafios é produzir cada vez mais e melhor, utilizando menos recursos, de forma alinhada com as reais demandas do mercado. As oportunidades de melhoria de eficiência estão, em muitos casos, baseadas em intervenções de baixo custo, associadas ao envolvimento dos trabalhadores da indústria e uma mudança de mentalidade, com foco em enxugar processos e evoluir em qualidade.

Exemplos de resultados advindos de ações baseadas neste conceito podem ser observados nas empresas atendidas pelo Programa Brasil Mais Produtivo, do Governo Federal em parceria com diferentes instituições, que está com as inscrições abertas.

Com consultorias realizadas pelo Senai, a iniciativa promove intervenções de baixo custo nas indústrias para aumentar em pelo menos 20% a produtividade, por meio de técnicas de manufatura enxuta. Os segmentos atendidos são os de metalmecânica, vestuário, calçados, moveleiro, alimentos e bebidas. O programa tem a previsão de disponibilizar 300 vagas no segundo semestre de 2018 e outras 300 vagas no primeiro semestre de 2019. A definição do período de atendimento de cada empresa será feita por meio de um sorteio.

Para Marcos Jorge, ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), ações como o programa Brasil Mais Produtivo auxiliam no aumento da produtividade das empresas brasileiras. A iniciativa atendeu em 2017 cerca de 3 mil pequenas e médias indústrias. Essas empresas conseguiram um ganho médio de produtividade de 52%. ?Dessa forma, contribuímos para que os produtos nacionais tenham maior competitividade e aumentem sua participação no comércio exterior?, diz.

As empresas interessadas em participar do programa devem se inscrever no site www.brasilmaisprodutivo.gov.br, até 17 de junho de 2018.

Com informações do Portal da Indústria e do IPEA.

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/5/.