clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

A partir deste ano, as empresas do Paraná poderão informar demandas tecnológicas e conhecer as instituições mais adequadas para atendê-las por meio da plataforma PTV Core, iniciativa do Comitê Gestor Central do Parque Tecnológico Virtual do Paraná (PTV Paraná). O PTV Core também conta com espaço colaborativo, mapa dos ativos tecnológicos no Paraná, acesso ao currículo Lattes dos pesquisadores, além de ferramentas para aplicativos móveis (Facebook e Google).

O programa PTV Paraná busca atrair e fixar empresas de base tecnológica em todo o território paranaense. Atualmente, a plataforma PTV Core reúne mais de 13 mil ativos tecnológicos, distribuídos em 62 cidades de todas as regiões do estado. Os ativos são divididos em sete categorias: Pessoas, Organizações, Programas e Incentivos, Projetos e Iniciativas, Produtos, Propriedade Intelectual e Serviços.

A partir de 2018, a PTV Core vai oferecer a ferramenta “mercado tecnológico”, com a qual empreendedores, empresas, universidades e instituições científicas e tecnológicas poderão buscar e ofertar soluções. “A plataforma também é ideal para acompanhar o desenvolvimento em boa parte dos municípios”, afirmou o diretor-presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) e responsável pela secretaria executiva do programa, Júlio C. Felix.

Cada instituição pode se cadastrar e catalogar seus programas de financiamento à inovação e seus projetos de pesquisa, por exemplo. A ferramenta é da Secretaria de Estado da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior (Seti). Para catalogar sua organização ou iniciativa, é preciso acessar o site ptvparana.com e fazer o cadastro.