clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)
O modelo linear econômico de ‘extrair, consumir e jogar fora’ gera uma quantidade grande de materiais baratos e de fácil acesso, além de energia, e é um modelo que está atingindo seus limites físicos. Nesse sentido, o conceito de economia circular é uma alternativa atrativa e viável de negócio que está começando a ser explorada.

A economia circular prevê o reaproveitamento e regeneração de produtos pelo design, e objetiva manter produtos, componentes e materiais ao seu alto grau de utilidade e valor a todo tempo. Diferentemente do processo linear, o conceito prevê que se pense na reutilização ou decomposição de matérias-primas na indústria antes de sua produção. Numa economia circular, recursos hoje descartados são regenerados, e, depois recuperados e restaurados por processos desenvolvidos pelo homem, como a produção industrial, por exemplo.

No Brasil, onde calcula-se que cada habitante gere um quilo de lixo por dia, a Política Nacional dos Resíduos Sólidos determina que é papel da indústria oferecer meios para o consumidor destinar corretamente os resíduos – ou fazer a logística reversa. Transformar resíduos em matéria-prima pode ser uma forma de gerar novos negócios. Pense nisso!

Saiba mais no site https://www.ellenmacarthurfoundation.org.