clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação Bernhardt Design)
A economia compartilhada chegou ao ramo de imóveis e influenciou o de móveis. O cofundador Joe Gebbia da Airbnb, o Uber dos espaços para morar e se hospedar com faturamento anual de US$ 31 bi, aproveitou sua experiência com sucessivas mudanças de endereço para expandir seus negócios. Filiou-se à fabricante norte-americana Bernhardt Design e criou a linha de móveis Neighborhood.

A inovação está na versatilidade dos 38 itens da coleção que se encaixam como blocos de construção e podem ser organizados em várias configurações, como Lego. O mobiliário é leve o suficiente para que as peças possam ser rapidamente reconfiguradas, sem precisar chamar uma equipe de mudança.

Gebbia, que também é designer, diz que a inspiração para o mix de assentos baixos e altos vem de um professor que o apresentou a um princípio de psicologia evolutiva chamado “a preferência de savana”. O conceito sugere que os humanos preferem espaços amplos e abertos com alguns objetos altos em clusters, como a paisagem da África Oriental.

Com informações da agência Quartz.