clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Stock Adobe)

A principal solução para empresas do setor moveleiro que buscam por eficiência na produtividade, preços competitivos e diferenciais no mercado é a Indústria 4.0, com a utilização de maquinário automatizado. O incremento tecnológico não está ocorrendo apenas nas grandes indústrias de produtos seriados e planejados, ela também está presente na marcenaria, sobretudo nos empreendimentos cuja clientela é crescente e cada dia mais exigente em termos de preço e qualidade.

A escolha por equipamento precisa ser feita de maneira estratégica e de acordo com a demanda do público-alvo da marcenaria. Em entrevista para o Portal eMóbile o consultor do setor moveleiro Claudio Perin afirmou que o sucesso do marceneiro está atrelado à identificação precisa do seu nicho de atuação e modelo de negócio para, a partir disso, optar pelo maquinário que seja essencial aos objetivos da empresa. Segundo ele, esse procedimento confere eficiência nas operações fundamentais da empresa, evitando desperdício de dinheiro e mão de obra.

"O marceneiro tem que se movimentar de acordo com a maneira que o mercado dele se direciona. É importante que mantenha o foco, pois senão corre o risco de atirar para todos os lados e desperdiçar na aquisição de recursos não necessários à sua empresa. Se o marceneiro se deixa levar sem saber aonde quer ir, ele corre o risco de comprar a máquina errada", afirma.

O consultor destacou três principais eixos para se pensar estrategicamente o investimento em automação na marcenaria. Confira:

Flexibilidade x produtividade

Lote do produto é o principal eixo para definir o processo de automação na marcenaria. Por exemplo, se o marceneiro trabalha com uma produção mais customizada - na qual o nível de repetitividade das peças é baixo ? ele deve seguir por um caminho. Por outro lado, se a produção se aproxima a um modelo seriado - móveis iguais ou com pequenas variações -, a tecnologia empregada deverá ser outra.

No primeiro esquema, preza-se pela flexibilidade em detrimento da produtividade. Se faz necessário investir em softwares CAD que gerem projetos únicos e personalizados a serem enviados às máquinas a fim de fazê-las operar automaticamente, com a menor interação humana possível, concedendo assim eficiência ao setup. Segundo Perin, um dos equipamentos essenciais neste tipo de produção é o nesting - tecnologia que usa fresas em vez de serras e corta apenas uma chapa por vez.

Já no outro caminho, o da alta produtividade e menor flexibilidade, o marceneiro deve ter uma biblioteca de projetos e operar pequenas variações em cima desta biblioteca com o intuito de repetir os módulos. As seccionadoras automáticas, que cortam múltiplas chapas simultaneamente, são o equipamento essencial neste caso.

Nichos de atuação

O público-alvo da marcenaria auxilia na escolha de equipamentos, já que cada nicho de atuação exige a utilização de diferentes matérias-primas e formas das peças.

Móveis para uso doméstico, por exemplo, são em sua maioria compostas por chapas de madeira reconstituída (MDP e MDF) e, em alguns casos, exigem formas geométricas que se adequem ao gosto e necessidade de consumidores específicos. Já no campo dos móveis para escritórios serão necessárias muitas peças curvas com encaixe de ergonomia, ao passo que no mobiliário hospitalar são imprescindíveis peças em inox. As variações devem ser levadas em consideração na hora do marceneiro optar pelas tecnologias do seu empreendimento.

Automação na marcenaria e o design

O design de móveis é outro aspecto determinante na escolha de equipamentos. As formas geométricas das peças, ângulo retos ou curvos, a matéria-prima empregada, entre outros elementos, exigem diferentes tecnologias.

O consultor explica que no caso de peças mais quadradas e retas, é preferível a utilização de seccionadoras. Já no caso de peças geométricas curvas um centro de usinagem é o ideal para oferecer produtos com um diferencial no design. O acabamento também influencia nas escolhas de automação. Se a pintura do móvel for apenas em PB, por exemplo, o investimento é menor. Já se os móveis forem laqueados ou com pintura, o marceneiro precisará identificar no mercado opções que correspondam a esse processo.

Com informações da eMobile.

 Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/.