clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

Para indústrias voltadas ao consumo, como é o caso do setor de móveis, a inovação muitas vezes está na estética. Pensando nisso, uma indústria brasileira de móveis para áreas externas vem criando, desde 2010, peças feitas com cordas náuticas.

“Naquele ano, criamos nossas primeiras peças, parte com meu desenho, parte com os da Maria Cândida Machado. Foi um sucesso. De lá para cá passamos a introduzir o material em toda nossa linha de produtos e a convidar outros colaboradores para desenhar peças exclusivas”, contou Luciano Mandelli, sócio-proprietário e diretor criativo da Tidelli. “Novos projetos para análise não param de chegar, mas é essencial que eles tenham afinidade com nossa visão e valores”, afirmou ele para o caderno E+, do jornal O Estado de São Paulo.

Mandelli disse ter se inspirado numa peça que viu na decoração de uma vitrine de loja em Nova York. A corda não é um material novo, o que diferencia a marca é a forma como se misturam as cores, os encaixes, as densidades e os detalhes. As peças são pensadas por designers da própria Tidelli ou por profissionais convidados. “Além de não propor formas agressivas, valorizamos muito a simplicidade, a transparência e as técnicas artesanais”, completa.

Atualmente, a empresa fabrica os móveis no subúrbio de Moradas da Lagoa, uma comunidade próxima de Salvador (BA), onde emprega quase 300 pessoas que trabalham de forma artesanal, com poucas as máquinas. “Nossa produção é dominada por mãos habilidosas que trançam cordas feitas por nós com fios de poliéster importado”, explicou Mandelli. A produção é comercializada no Brasil, por lojas próprias e de terceiros, e em pontos-de-venda no Canadá e nos Estados Unidos. 

Com informações do jornal O Estado de São Paulo.

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/.