clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)
Após sete meses de trabalho, seguindo todos os protocolos exigidos pelo governo dos Estados Unidos, a Associação Brasileira da Indústria de Madeira Processada Mecanicamente (Abimci) recebeu decisão favorável do governo americano quanto ao pedido de revisão da isenção fiscal para a madeira perfilada de coníferas (HTSUS 4409.10.05) dentro do Sistema Geral de Preferência dos EUA (SGP). Na prática, significa que as exportações brasileiras desse produto continuarão a ser realizadas para o mercado americano sem a incidência de imposto de importação por mais cinco anos. Caso não fosse obtida a renovação do benefício, a alíquota seria de 3,2% sobre o produto.

A defesa apresentada pela associação baseou-se em argumentos como a importância da isenção da taxa para que pequenas e médias empresas continuem a ter acesso ao mercado norte-americano e não cessem suas atividades, garantindo a geração de empregos e renda mesmo em um momento delicado da economia brasileira. Na avaliação do presidente da Abimci, José Carlos Januário, a medida é uma vitória para a indústria da madeira brasileira. “A decisão vem em boa hora e é bastante positiva para o setor, justamente por não correr o risco de incidir mais esse custo às operações”, completa.

O processo de defesa do produto brasileiro contou com apoios de instituições como a Fiep, o Conselho Empresarial Brasil-Estados Unidos (CEBEU), a Confederação Nacional da Indústria (CNI), empresas associadas e órgãos do governo federal.

Confira outras notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/.