clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Engenheiros da Universidade de Maryland, nos Estados Unidos, desenvolveram um tipo de madeira quase 12 vezes mais forte e 10 vezes mais resistente que a madeira natural. A novidade é também mais forte que o aço e seis vezes menos densa. Além disso, a "supermadeira" pode ser moldada durante seu processo de fabricação.

Por essas características, o novo material pode competir diretamente com as ligas de titânio e com o aço. Entre seus benefícios estão custo mais baixo de produção e menor impacto ambiental quando comparado a outros produtos.

Durante seu desenvolvimento, os pesquisadores usaram um processo dividido em dois passos para chegar à "supermadeira". O primeiro consistiu em remover parcialmente, por meio da ebulição em uma mistura de hidróxido de sódio e sulfato de sódio, a lignina e a hemicelulose da madeira natural. Em seguida, o material passou por um processamento quente. Isso fez com que houvesse um total colapso das paredes celulares e uma densificação da madeira com nanofibras de celulose alinhadas.

Nos testes, o tratamento foi bem-sucedido em três tipos de madeira dura (tília, carvalho e álamo) e outros três de madeira mais leve (cedro e pinheiro).

Com informações do Portal Madeira e Construção e da revista Nature.

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/3/