clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Adobe Stock)

Independentemente do porte da empresa, o planejamento é fundamental. Se a marcenaria for desorganizada, por exemplo, pode estar ocorrendo desperdício de tempo, dinheiro e material. Para evitar que isso aconteça, o layout da marcenaria deve sempre fazer sentido, começando pela matéria-prima e terminando com o produto pronto, sem retornos ou contra fluxo. Para se obter um bom layout produtivo é necessário definir a estratégia de produção a partir do tipo de cliente que a empresa atende.

O engenheiro e consultor da SV Martins, Guilherme Rosin, explica que um layout da marcenaria bem montado pode contribuir com a redução de 30% da ociosidade, principalmente em relação ao tempo de movimentação de material. "Cada etapa tem a sua sequência e isso diminui drasticamente o tempo de movimentação de materiais. Sem falar na questão de qualidade, evitando que essa peça sofra um acidente ou desgaste durante a produção", afirma.

Rosin enfatiza que o layout da marcenaria ideal é aquele que  atenda a fabricação de um produto específico de uma forma eficiente e produtiva. "Em geral o layout em fábrica de móveis é setorizado. Para marcenarias são utilizadas máquinas mais flexíveis, capazes de realizar diferentes processos. Nós podemos entender como uma célula de produção".

Pensando no layout ideal

A localização e as características de atendimento que o cliente valoriza (qualidade, pontualidade, agilidade, entre outras), segundo o consultor do Instituto Senai de Tecnologia em Madeira e Mobiliário, Walter Rocha, são fundamentais para a montagem de um layout. A partir da análise desses aspectos, deve-se pensar quais são as etapas que contribuem para que matérias-primas possam ser transformadas e qual o nível de relação entre elas. "Por exemplo, o corte tem relação forte com colagem de borda, porém tem relação fraca ou inexistente com a etapa de montagem", diz.

Com informações da Móbile Sob Medida.

 Leia mais notícias sobre o setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/.