clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Gelson Bampi)

Soluções inovadoras, com alta concentração de tecnologia, aplicáveis às áreas de saúde e segurança, educação e produtividade serão apresentadas na 2ª edição da Jornada Digital, por meio de palestras, workshops e exposições. O evento, gratuito, será realizado no Centro de Eventos do Sistema Fiep, no Campus da Indústria, em Curitiba (PR), nos dias 16 e 17 de julho.

O evento tem como objetivo apresentar ao mercado soluções inovadoras que já se consolidaram como negócio, incluindo o ciclo de desenvolvimento dessas soluções - da concepção até a concretização; os fatores de risco e oportunidades da nova economia digital; novos modelos de negócio; além da realidade nacional x tendências mundiais.

Empresários, gestores, profissionais e interessados nos mais recentes avanços tecnológicos participarão de exposições, rodadas de negócios e workshops. A presença de grandes empresas do setor, como Adobe, Beetools, Cisco, Festo, Gartner, Huawei, IBM e SKA, já está confirmada.

 "Saber a realidade do mercado, nacional e internacional, bem como o que está por vir, é fundamental para traçar planos e objetivos a curto, médio e longo prazo para garantir a sobrevivência frente à concorrência com competitividade. A transformação digital é realidade em todos os setores: as fábricas estão mais inteligentes, os sistemas trocam dados em tempo real e as decisões se tornam mais rápidas", afirma o presidente da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Edson Campagnolo.

Transformação digital

Uma pesquisa realizada pela Confederação Nacional das Indústrias (CNI) e Instituto Euvaldo Lodi (IEL) mostra que, em uma década, a Indústria 4.0 deve atingir 21,8% das empresas brasileiras. Hoje, esse percentual é de 1,6%. De acordo com o Instituto de Estudos para o Desenvolvimento Industrial (IEDI), indústrias que necessitam de alta tecnologia tiveram crescimento mais forte em 2017 do que aquelas que necessitam de média ou baixa tecnologia, o que comprova que a tecnologia e a inovação estão ligadas à produtividade. "A gestão integrada de documentos de segurança, que une análise de dados e prevenção, também é fator importante para o aumento da produtividade. E claro, além das empresas se adaptarem ao modelo, é preciso formar um novo profissional, por isso que é urgente que a educação esteja atrelada à revolução digital", analisa Campagnolo.

Jornada Digital

A primeira edição da Jornada aconteceu em 2017 em um único dia e teve como objetivo aprofundar conhecimentos e mostrar o impacto da Indústria 4.0 no setor industrial por meio de palestras, workshops e painéis de discussão com renomados profissionais da área e cases de inovação em processos produtivos.

As inscrições para a segunda edição são gratuitas e podem ser feitas pelo site www.sistemafiep.com.br/jornadadigital

Serviço

Jornada Digital - Experiências transformadoras para indústria

Quando: 16 e 17 de julho

Onde: Centro de Eventos do Sistema Fiep, no Campus da Indústria, em Curitiba (PR) - Marginal Comendador Franco | Avenida, 1341 - Jardim Botânico

Inscrições gratuitas no site: www.sistemafiep.com.br/jornadadigital Com informações do Sistema Fiep.