clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)
A organização da feira mundial para o setor florestal Elmia Wood criou o Forestry Dictionary, ferramenta online que pode ser utilizada no navegador ou por meio de aplicativo. É possível acessar a tradução de palavras e termos do setor florestal em 16 línguas, algumas com explicações e definições. Disponível em http://dictyon.net/fmog/.

Outra novidade na área é o SMHI Timbr, do Instituto Meteorológico e Hidrológico da Suécia, que traz previsão das condições de solo e previsões meteorológicas e hidrológicas para ajudar o gerente florestal de determinada área a tomar decisão para momentos de corte e desbaste.

No Brasil, o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC) fazem pesquisa semelhante para ajudar o produtor florestal, não só na hora da colheita, mas também na hora do plantio mostrando quais áreas precisam ser irrigadas ou quando podem ser aplicados defensivos, evitando perdas. O site possui mapas de condições para a colheita, condições para a aplicação de defensivos e para tratamentos fitossanitários, manejo do solo e necessidade de irrigação. Saiba mais em http://agricultura.cptec.inpe.br/

Para quem gosta da tecnologia em mecanização, o Elmia Classics é um e-museu de máquinas florestais antigas e outros produtos. Acesse em https://www.elmia.se/en/wood/For-Visitors/Elmia-Classics/.

Com informações do Painel Florestal.