clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Divulgação)

Uma fábrica de MDF do Grupo Asperbras, localizada em Água Clara (MS), vai ser abastecida por uma usina de energia instalada em Guarapuava (PR), distante 800 km, a partir de março.  A matéria-prima para geração de energia vem de sobras de pinus e eucaliptos cultivados no Paraná pela mesma empresa. Galhos, copas de árvore e toras finas são aproveitados como lenha para as caldeiras da usina.

“A geração em Guarapuava tem capacidade igual à estimativa da necessidade de energia que teremos para produzir MDF”, disse o sócio-diretor da Aspebras, José Maurício Caldeira, da Aspebras, em entrevista ao jornal Gazeta do Povo.

A Aspebras calcula que a fábrica sul-mato-grossense vai gerar 700 empregos diretos e indiretos em Água Clara, que tem cerca de 15 mil habitantes. Em Guarapuava, são 30 vagas, sem considerar os empregos indiretos.

Segundo a empresa, o total de energia gerada deve ficar próximo a 10 MW, mais do que suficiente para abastecer a fábrica, e o plano é comercializar o excedente. A usina, que está em fase de testes, vai gerar, no futuro, até 13 MW.

Com informações do jornal Gazeta do Povo.

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/