clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Vinicius de Souza)
O V Encontro de Negócios Internacional, organizado pelo Centro Internacional de Negócios do Paraná (CIN-PR), acontecerá nos dias 21 e 22 de setembro em Curitiba, como parte do 8º Congresso Nacional Moveleiro (www.congressomoveleiro.org.br). Neste ano, a expectativa é contar com inscrições de 80 empresas brasileiras do setor com perfil exportador para se reunirem com 10 compradores internacionais.

“Há uma confiança muito grande para este ano, para suprir e superar nossas metas na área de exportações”, diz Luís Fernando Gasparoto, gerente de Exportações da HB Móveis, de Arapongas. A empresa, que já participou de encontros anteriores, começou a se estruturar para atender ao mercado externo em 2013. Hoje, entre 7% e 8% do faturamento vem das exportações, com a venda de racks, estantes, home-theaters, painéis e complementos para países da América Latina, da África e da Ásia. “Parceiros comerciais internos e externos, tais como entidades de desenvolvimento e estudos de mercados como é o caso da Rede CIN, Fiep, Sebrae, e também o auxílio de tradings de maturidade no mercado, são fundamentais para uma boa experiência de inicialização no mercado” aconselha Gasparoto.

O Paraná, de acordo com levantamento do Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (Mdic) realizado em 2016, é o terceiro estado brasileiro em faturamento com exportações de móveis (US$ 77,8 milhões), atrás de Santa Catarina (US$ 205,7 milhões) e Rio Grande do Sul (US$ 180,4 milhões).
Com informação do portal Móveis de Valor.