clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Fotolia)

Uma iniciativa inédita e pioneira no Brasil quer difundir o uso responsável da madeira em projetos de arquitetura e construção civil.  Já está funcionando como associação, em São Paulo (SP), o Núcleo de Referência em Tecnologia da Madeira, formado por representantes do terceiro setor, empresas privadas e parceiros do poder público.

A entidade oferecerá cursos para arquitetos, engenheiros, designers e profissionais de incorporadoras e vai desenvolver projetos e produtos culturais. Vai trabalhar ainda com prestação de serviços, desenvolvimento de pesquisas e locação de ambientes para coworking.

Primeiramente, está instalado numa sala do Instituto de Pesquisas Tecnológicas do Estado de São Paulo (IPT), no Butantã, mas já existem planos para a construção de uma sede própria, um local totalmente autossustentável, com 80% dos seus elementos em madeira e geração própria de energia. O plano é que funcione como um grande showroom, apresentando as múltiplas possibilidades do uso da madeira com área para exposição, amostras de madeira, salas para realização de oficinas e reuniões.

Segundo o especialista de conservação do WWF-Brasil, Ricardo Russo, o uso responsável da madeira na construção contribui com a gestão das florestas públicas brasileiras; auxilia na conservação da biodiversidade; e, por causa da estocagem de carbono que ocorre nas peças de madeira, ajuda a diminuir os efeitos das mudanças climáticas.

Com informações do Ciclo Vivo.

Leia mais notícias do setor em https://www.fiepr.org.br/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/especial/boletins-setoriais/2/.