clique para ampliarclique para ampliar (Foto: Adobe Stock)

A Agência CNI de Notícias, da Confederação Nacional da Indústria, ouviu especialistas que indicam caminhos para a retomada do crescimento do Brasil. O conteúdo deu origem a uma série especial de reportagens que se dedica à discussão de desafios urgentes e à necessidade de solucionar antigos dilemas do País para garantir ciclos sustentados de desenvolvimento.

Entre os temas abordados estão as reformas da Previdência e tributária, que se não forem feitas, segundo os especialistas, o País vai continuar perdendo competitividade. A nova configuração política, tanto no Executivo quanto no Legislativo, terá de costurar um acordo para promover mudanças. Além das reformas necessárias, a série de seis videorreportagens traz a visão de empresários, economistas e especialistas sobre educação, infraestrutura, inovação, segurança jurídica e comércio exterior e mostra como cada um dos fatores impacta o cotidiano de todos os brasileiros.

"É preciso adotar ações para melhorar o ambiente de negócios, desburocratizar e garantir segurança jurídica à atividade econômica, tornar o governo mais eficiente na oferta de serviços públicos, viabilizar investimentos na infraestrutura, em parceria com o setor privado, promover o aumento da produtividade e ampliar a inserção internacional do País", resume Robson Braga de Andrade, presidente da CNI.

O especial tem como guia dois documentos elaborados pela CNI: a Agenda dos 100 Dias - Brasil 2019 (http://www.portaldaindustria.com.br/publicacoes/2018/12/agenda-dos-100-dias/) , que reúne 36 propostas prioritárias para os primeiros meses de governo, e o Mapa Estratégico da Indústria 2018-2022 (http://www.portaldaindustria.com.br/cni/canais/mapa-estrategico-da-industria/) , elaborado com a participação de líderes empresariais e que é, na realidade, uma agenda para o Brasil, pois visa à construção, nos próximos anos, de uma economia mais produtiva, inovadora e integrada ao mercado internacional.

A série completa está disponível no link: https://noticias.portaldaindustria.com.br/especiais/propostas-para-um-novo-brasil/ .